Olhar Digital
Itanhaem
O 4G está chegando por aqui - e, nos Estados Unidos e Europa, ele já é realidade em várias localidades. Mas, segundo testes feitos entre 31 de outubro e 4 de novembro por empresas fabricantes de aparelhos GPS e um órgão executivo que ajuda nessas questões, ainda há um grande problema pela frente: a interferência causada pelo sistema.
De acordo com a Bloomberg News, o resultado desses testes, que levaram em conta sistemas de carros e barcos, decepciona: o sinal de cerca de 75% dos aparelhos GPS sofreu interferência por causa de antenas 4G a menos de 100 metros de distância.
Segundo os testes, os sinais da LightSquared, uma das empresas a implementar o serviço nos EUA, "causam interferência prejudicial na maioria dos aparelhos testados".
O 4G está sendo implementado na frequência compreendida entre 1525MHz e 1660MHz, faixa bem próxima da usada pelos aparelhos GPS. Outro ponto defendido pelas fabricantes dos dispositivos é o fato de que as 40 mil torres, que compõem a rede no país para uso de geo-localização, podem não funcionar da maneira correta e causar algum tipo de estrago nos produtos, já que serão "dezenas de milhares de pontos cegos", onde os motoristas não conseguiriam pegar suas direções e posições nos navegadores.
Em e-mail para a Bloomberg, Martin Harriman, vice-presidente executivo da LightSquared, disse que "essa pesquisa tenta tirar conclusões imprecisas para influenciar negativamente o futuro da LightSquared, e servem a interesses comerciais da indústria de GPS".
Itanhaem
O 4G está chegando por aqui - e, nos Estados Unidos e Europa, ele já é realidade em várias localidades. Mas, segundo testes feitos entre 31 de outubro e 4 de novembro por empresas fabricantes de aparelhos GPS e um órgão executivo que ajuda nessas questões, ainda há um grande problema pela frente: a interferência causada pelo sistema.
De acordo com a Bloomberg News, o resultado desses testes, que levaram em conta sistemas de carros e barcos, decepciona: o sinal de cerca de 75% dos aparelhos GPS sofreu interferência por causa de antenas 4G a menos de 100 metros de distância.
Segundo os testes, os sinais da LightSquared, uma das empresas a implementar o serviço nos EUA, "causam interferência prejudicial na maioria dos aparelhos testados".
O 4G está sendo implementado na frequência compreendida entre 1525MHz e 1660MHz, faixa bem próxima da usada pelos aparelhos GPS. Outro ponto defendido pelas fabricantes dos dispositivos é o fato de que as 40 mil torres, que compõem a rede no país para uso de geo-localização, podem não funcionar da maneira correta e causar algum tipo de estrago nos produtos, já que serão "dezenas de milhares de pontos cegos", onde os motoristas não conseguiriam pegar suas direções e posições nos navegadores.
Em e-mail para a Bloomberg, Martin Harriman, vice-presidente executivo da LightSquared, disse que "essa pesquisa tenta tirar conclusões imprecisas para influenciar negativamente o futuro da LightSquared, e servem a interesses comerciais da indústria de GPS".
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