terça-feira, 22 de outubro de 2013

A vacina tetra viral já está disponível em todas as Unidades de Saúde de Família

A vacina tetra viral já está disponível em todas as Unidades de Saúde de Família (USF) de Itanhaém. Além de reforçar a proteção dada pela vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, a dose da tetra viral também inclui a imunização contra catapora e é destinada a bebês de 15 meses de idade (um ano e três meses) que já tomaram a tríplice.
Incluída em setembro no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a tríplice estava disponível somente em clínicas particulares de saúde. Agora, a vacina estará disponível ao longo de todo o ano, bastando a apresentação da certeira de vacinação do bebê na USF mais próxima.
“A tetraviral ocupará o lugar da segunda dose da tríplice, que era um reforço à aplicação da primeira, que é dada ao bebê aos 12 meses de idade. A sua grande vantagem é a inclusão da proteção contra varicela ou catapora, uma doença comum nessa idade”, afirmou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itanhaém, Thaise Alves.

A tetra viral é segura, com 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetraviral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. A vacina evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares