domingo, 27 de julho de 2014

Itanhaém realiza teste rápido de Hepatite C nesta segunda (28) na UPA

Em conformidade com o dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (A, B, C, D e E), a Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta segunda-feira (28) a testagem rápida para o diagnóstico da Hepatite do tipo “C”. Os exames serão feitos na Unidade de Pronto Atendimento de Itanhaém (UPA 24 horas). O resultado sai em poucos minutos. Outras ações, como a aplicação da vacina contra o agente do tipo “B” também estão disponíveis a população itanhaense durante a Semana de combate à doença.
Segundo o Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), até junho deste ano foram levantados 162 casos de hepatite C e 79 casos cadastrados de hepatite B, que atualmente seguem em acompanhamento regular.

“Pela importância epidemiológica e pelo impacto na morbidade e mortalidade da população, as hepatites virais são extremamente relevantes para a saúde pública de nosso país, não sendo diferente em nosso município”, afirma a Coordenadora do Programa de Hepaties Virais de Itanhaém, Kátia Cristina Guatelli.

Hepatite
A hepatite é uma enfermidade que consiste na inflamação do fígado. O surgimento da doença pode estar relacionado por vírus, uso de alguns remédios, consumo de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Tais infecções estão atreladas às causas do desenvolvimento da neoplasia maligna do fígado e das vias biliares intra-hepáticas, que é considerada a terceira causa de óbito por câncer no mundo.

A doença é silenciosa, pois nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E que são mais frequentes nos continentes da África e Ásia. Milhões de pessoas no país são portadoras dos vírus B ou C e ainda não sabem.

O risco do estágio da doença evoluir para crônico no caso do não diagnóstico precoce é muito alto. E futuramente poderá causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda para que toda a população realize regularmente exames de rotina que detectarão a doença, além de procurarem os postos de vacinações mais próximos junto a uma Unidade de Saúde da Família (USF).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares