segunda-feira, 7 de novembro de 2011

TERRA


A Nasa começou a monitorar no domingo o asteroide 2005 YU55, que passará a uma pequena distância da Terra na terça-feira, ainda que não exista risco de colisão, garante a agência espacial americana. O asteroide com cerca de 400 m de diâmetro passará a 324 mil km da Terra, menos que a distância da Lua, que fica a cerca de 384 mil km.
Cientistas estão dedicando quatro horas diárias às observações do asteroide, a partir de seu centro na Califórnia, Estados Unidos. Na terça-feira, dia da maior aporximação do asteroide da Terra, também um observatório em Porto Rico será ativado.
Os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectônicas. Embora este asteroide costume realizar uma trajetória que o faz se aproximar periodicamente da Terra, bem como de Vênus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos.
Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial deste tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares