quarta-feira, 16 de abril de 2014

Na próxima terça-feira, dia 22 de abril, Itanhaém inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Na próxima terça-feira, dia 22 de abril, Itanhaém inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Antônio Marques de Oliveira, no Jardim Sabaúna, que está na reta final de instalação. O serviço, que funcionará 24 horas, será reaberto no dia do aniversário da Cidade.

A unidade do Sabaúna será a nova referência do Município no acolhimento imediato de pacientes, com capacidade superior ao atual pronto socorro e novos equipamentos. Para o atendimento, será adotado um novo modelo de Classificação de Risco, responsável por medir a gravidade do estado de saúde do paciente.

Com isso, os usuários não serão mais assistidos conforme a ordem de chegada. A partir de uma triagem feita pela equipe de enfermagem, a prioridade no atendimento será definida de acordo com o estado do paciente. As categorias serão definidas por meio de pulseiras de diferentes cores, que apontarão o grau de gravidade.

O vermelho indicará a necessidade de atendimento urgente grave, sendo o paciente removido o quanto antes para a sala de emergência, sem esperar assistência; a amarela serve para urgências, mas com a possibilidade de espera máxima de 50 minutos; a verde é para apontar menor urgência, a espera passa para 120 minutos; já a pulseira de cor azul, demonstra que o caso não possui características de não urgência em comparação às outras cores. Nesse último caso, o usuário pode aguardar por 240 minutos.
Capacidade para 650 pessoas

O novo pronto-socorro, que terá capacidade de receber mais de 650 pessoas ao dia, contará ainda com 12 áreas disponíveis para o atendimento médico, além das salas de curativo, de coleta, de gesso, raio x, entre outras. No total, serão 216 funcionários, incluindo a recepção, equipe de enfermagem e a equipe médica especializada.

A unidade substituirá o atual Pronto Socorro João Molina Cervante, no Centro, que será fechado no dia 23, para início das obras de reforma. O local abrigará o Centro de Especialidades Médicas (CEMI), que atualmente funciona no bairro Belas Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares