quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ATENÇÃO !!!!! OLHOS IRRITADOS, lacrimejantes (com ou sem secreção), coceira, sensação de areia no globo ocular e fotofobia (aversão à luz) podem ser sintomas de Tracoma

ITANHAEM..

É bom tomar cuidado se você sente os olhos irritados, lacrimejantes (com ou sem secreção), coceira, sensação de areia no globo ocular e fotofobia (aversão à luz). Estes podem ser sintomas de uma doença facilmente contagiosa: o Tracoma.


A transmissão é causada pela bactéria Clamidia tracomatis, e pode ser direta (de pessoa para pessoa) ou indireta (através de toalhas, fronhas, lenços), sendo facilmente contagiosa, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches.

Para prevenir a doença e não permite que se espalhe no Município, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Saúde da Família (PSF) do Savoy e Oásis, está realizando exames de acuidade visual em crianças da Escola Municipal Harry Forssell para diagnosticar e prevenir o Tracoma.

No total, vão ser examinados 480 alunos de sete a oito anos de idade na segunda-feira (04) e na terça (05). Na quarta-feira (05), um oftalmologista estará na escola para reavaliar as crianças que foram diagnosticadas com suspeita de Tracoma. Caso seja confirmada, um médico do PSF irá fazer uma visita domiciliar para tratar a doença, pois é facilmente contagiosa e o paciente deve permanecer em casa.

A meta é examinar 1% da população escolar do Município, conforme pacto do Ministério da Saúde. Em 2009, 505 alunos examinados na E.M. Maria do Carmo Abreu Sodré, e 37 foram diagnosticados com a doença. Já em 2007, 204 alunos da E.M. Maranata realizaram o teste de acuidade visual e apenas sete apresentaram o Tracoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares