sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Itanhaem: Itanhaém implantará sistema de monitoramento por câmeras

Itanhaém terá um sistema de vigilância por câmeras. A informação foi divulgada na tarde da última terça-feira (13), na sede da Associação Comercial, Agrícola e Industrial (Acai), em uma reunião com representantes da Prefeitura e do comércio local. A primeira região a ser monitorada compreende a região do Centro, entre a Ponte do Rio Itanhaém e a Avenida Jaime de Castro. E será estendida para os demais bairros em outras etapas.
O secretário municipal de Trânsito e Segurança Municipal, Silvio César Oliveira, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, José Roberto Pereira do Nascimento, compareceram na reunião na sede da Acai e revelaram que a meta inicial nessa etapa é de implantar até 20 câmeras, em pontos a serem definidos com as polícias Civil e Militar. O comércio também poderá sugerir locais que possam vir a receber os equipamentos.
No início do ano, o secretário Silvio César Oliveira conheceu o sistema implantado em 2001 pela Prefeitura de Praia Grande, que hoje conta com 1.530 câmeras espalhadas na cidade, sendo que cada unidade escolar e de saúde é monitorada 24 horas por câmeras controladas por uma central, que aciona imediatamente a Guarda Municipal em caso de ocorrências. As regiões comerciais, as principais vias e os pontos de tráfego também são monitorados pela central. “Praia Grande também começou com um numero menor e foi ampliando de forma gradativa. Estamos abertos também para eventuais parcerias com a iniciativa privada”, acrescentou o secretário.
A meta inicial é implantar a infraestrutura interna e externa para depois promover a instalação dos postes e câmeras. Segundo o secretário, parte dos recursos deverá ser repassada pelo Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar já garantida pelo deputado estadual Olímpio Gomes, na ordem de R$ 500 mil. Os serviços devem ser iniciados ainda neste semestre, conforme o andamento do processo licitatório.
O presidente da Acai, Eliseu Braga Chagas, destacou que o sistema de monitoramento se faz necessário pelo momento que Itanhaém atravessa E se comprometeu a buscar parcerias. “Grandes redes estão se instalando na Cidade. E isso exige que as forças que atuam na segurança se adaptem a essa nova realidade. As câmeras já são utilizadas com êxito pelas cidades vizinhas e são um instrumento eficaz para inibir a ação de assaltantes e atos violentos como o vandalismo”. O presidente da Câmara Municipal, Rogélio Salceda, e o vereador Cesar Augusto de Souza Ferreira também participaram da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares