segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Importante Tuberculose

Itanhaem, Secretaria Municipal de Saúde, realizará até o próximo dia 19 de novembro, a intensificação da Campanha de Busca Ativa de Tuberculose do Estado de São Paulo – 2ª fase.

A Campanha envolve todas as Unidades de Saúde do Município, das 8 às 16 horas, e visa identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente são notificados aproximadamente 72 mil casos novos e 4,7 mil mortes em decorrência da doença, por isso é importante identificar precocemente a doença.

DOENÇA – A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como osso, rins, e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É transmitida de pessoa para pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contem o agente infeccioso e, desta forma, quando são aspiradas por outro indivíduo, acontece a contaminação.

SINTOMAS – Alguns pacientes não apresentam sinais da doença, outros, exibem sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses ou anos. Porém, na maioria dos infectados os sintomas são: tosses secas contínuas no início, depois com presença de secreção por mais de duas semanas, que na maioria das vezes se transforma em uma tosse com pus e sangue. O paciente tem também cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, suor no período noturno, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e desânimo. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão), caso em que havendo comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor no tórax.



TRATAMENTO – O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção e diariamente com remédios destinados ao combate à doença. Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados. Para se prevenir, é necessário imunizar as crianças de até 4 anos e obrigatoriamente as menores de 1 ano com a vacina BCG. Para os adultos, é preciso evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares