terça-feira, 16 de novembro de 2010

Recado Importante Itanhaem

Com o objetivo de estimular a população a realizar o teste anti-HIV, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS do Município, promove até 1 de dezembro, a Campanha Fique Sabendo. Os interessados em realizar os exames (aids, sífilis, hepatite ‘B’ e ‘C’) devem procurar as Unidades de Saúde da Família ou o Centro de Infectologia de Itanhaém - CINI e solicitar o exame. A Campanha é um incentivo do Governo do Estado.




Durante a campanha do Fique Sabendo, todas as USFs, estarão atendendo à população das 8 às 16 horas, de segunda à sexta-feira. Já no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), o atendimento será das 7h30 às 19 horas. A meta da Secretaria de Saúde para a campanha é de testar 1mil homens entre 15 a 50 anos de idade e reduzir até 2012 para 15% o diagnóstico tardio do HIV, além de aumentar em 100% o público alvo testado.



A campanha propõe o conhecimento como estratégia de prevenção e redução de riscos para a saúde. Diante de um diagnóstico positivo, o portador terá acesso assistência adequada e oportuna. Caso não esteja infectado, a pessoa terá a possibilidade de adotar ou manter as práticas de sexo seguro.



A primeira campanha estadual de testagem foi realizada no período de 25 de agosto a 5 de setembro de 2008, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz. A segunda foi realizada de 16 de novembro a 15 de dezembro de 2009. As iniciativas contaram com profissionais capacitados para esta metodologia. Em 2008, foram realizados cerca de 120 mil testes em todo o Estado; e em 2009, 200 mil.



Para a coordenadora do Programa DST/AIDS, Goher Lima Gonzalez, o objetivo é informar às pessoas a importância de conhecer sua condição sorológica. “É importante diagnosticar o HIV o quanto antes para iniciar o tratamento no momento certo, assim, o paciente terá mais qualidade de vida”.

http://www.itanhaem.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares