segunda-feira, 29 de novembro de 2010


Avatar Dengue
TURISMO, ITANHAEM, BRASIL

domingo, 28 de novembro de 2010

Avatar Dengue
TURISMO, ITANHAEM, BRASIL

É assim que a DENGUE mata...

Itanhaem contra DENGUE

É assim que a DENGUE MATA.
 Fique alerta aos sintomas da dengue:




•Febre alta

•Dor de cabeça

•Dor atrás dos olhos

•Dor no corpo e nas juntas

•Manchas vermelhas no corpo

Procure uma Unidade de Saúde. Você pode estar com dengue.

Se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta um ou mais dos sintomas abaixo:

•Dores abdominais

•Vômitos

•Qualquer tipo de sangramento

Retorne imediatamente à Unidade de Saúde. Você pode estar evoluindo para forma grave da dengue.

Não perca tempo, a forma grave da dengue pode matar!

Tratamentos

Ao ser observado o primeiro sintoma da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo. Só depois de consultar um médico, alguns cuidados devem ser tomados, como:

•Manter-se em repouso.

•Beber muito líquido (inclusive soro caseiro).

•E só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.

A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea.


Atenção

Em caso de suspeita de dengue, sempre procurar, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

sábado, 27 de novembro de 2010

FORÇA TAREFA ITANHAEM

EM ITANHAEM,


A operação Força Tarefa de Itanhaém atuará mais uma vez na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, neste sábado (27), das 23 às 2hs. A nova operação ficou definida em reunião no Gabinete da Prefeitura, nesta quinta-feira (25).


A iniciativa visa dar uma resposta aos atos de vandalismo, vadiagem e venda de bebidas alcoólicas a menores de idade no Centro da Cidade durante os finais de semana. Também haverá ação de fiscais do comércio nos estabelecimentos.
Avatar Dengue

Avatar Dengue
TURISMO, ITANHAEM, BRASIL

IPIRANGA ITANHAEM

AUTO POSTO ITANHAEM
O MELHOR COMBUSTIVEL DA CIDADE !!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dengue


Veja que, com medidas simples você pode combater a dengue:



Itanhaem - Dengue - combate






•Não deixe água acumulada sobre a laje.

•Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana

•Manter a caixa d’agua completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito.

•Manter bem tampados tonéis e barris d’água.

•Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.

•Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água.

•Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, aguá e sabão. Fazer isso uma vez por semana.

•Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

•Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc.

•Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

•Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.

•Lavar principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mutirão contra DENGUE em Itanhaem

Avatar Dengue





A Secretaria Municipal de Saúde de Itanhaem, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, através do Setor de Controle de Endemias, realizará, entre os dias 22 e 24 de novembro, um mutirão de coleta de materiais inservíveis, o ‘cata cacareco’.


O mutirão acontecerá na região dos bairros Belas Artes e Jardim Ieda, entre as avenidas Harry Forssell e São Paulo. Segundo o Departamento de Vigilância à Saúde, a ação acontecerá neste trecho devido ao local apresentar o maior número de focos do mosquito da dengue no Município.

A ação faz parte da Semana de Combate a Dengue do Ministério da Saúde. Aproximadamente 60 pessoas, entre agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, participarão do mutirão.

sábado, 20 de novembro de 2010

Prefeitura Itanhaem



Prefeitura cria Gabinete Itinerante


para ouvir população de Itanhaem

Atender a população e a ouvir olho no olho. Este é o objetivo do Gabinete Itinerante, que estará em diversos bairros de Itanhaém entre os dias 23 e 29 de novembro. O prefeito em exercício, Ruy Santos, vai ficar com sua equipe despachando diretamente das praças da Cidade durante o expediente.

Valeu a ídéia mas um pouco atrasada. Mesmo assim ta valendo.....

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

BLOG DO FÁBIO PRADO: Morro do Costão, Festival da Gastronomia, Itanhaem...

BLOG DO FÁBIO PRADO: Morro do Costão, Festival da Gastronomia, Itanhaem...: "O Festival tem como principais objetivos fomentar a atividade gastronômica da cidade; incrementar a venda; incentivar o hábito de frequentar..."

Voce sabia....USB !!!!!!!!

Um a cada oito ataques a computadores está sendo feito através de dispositivos USB, de acordo com a empresa de software de segurança Avast. O foco do ataque é a função AutoRun do Windows, que executa automaticamente uma ação padrão caso o usuário não escolha uma em determinado período de tempo.




Segundo a empresa, o número de ataques de malwares visando o AutoRun e dispositivos USB vem crescendo: 700 mil ataques desse tipo foram registrados na comunidade de usuários que utiliza o anti-vírus Avast durante a última semana de outubro. Destes, 12.5% chegaram ao computador através de dispositivos USB.

Quando o dispositivo está infectado, um arquivo executável é iniciado no computador para facilitar a entrada de malware no sistema.

Para evitar que isso aconteça, nunca ligue o computador com um dispositivo USB já conectado. Isso evita que o sistema possa carregar o dispositivo infectado antes de um programa antivírus. Além disso, antes mesmo de abrir as pastas do dispositivo no computador, realize uma análise no conteúdo para verificar se não há qualquer malware.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ESPERMATOZOIDES e LEPTOP

Um estudo publicado na revista Fertility and Sterility afirma que utilizar o laptop no colo pode danificar os espermatozóides. Isso acontece por conta da temperatura alcançada pelos testículos a partir do momento em que o computador começa a esquentar.


Para o estudo, cerca de 30 jovens utilizaram laptops sobre os joelhos durante algum tempo e a temperatura dos testículos foi medida com o uso de termômetros. Após cerca de 10 ou 15 minutos, a temperatura já estava acima do que é considerado seguro por especialistas, mas os usuários nem perceberam.

Ao utilizar o laptop nos joelhos, as pernas ficam juntas e imóveis. Nessa posição, o estudo aponta que a temperatura dos testículos sobe 2.5°C.

A temperatura subiu rapidamente mesmo com o uso de suporte sob o aparelho por falta de refrigeração na região e, de acordo com o estudo, já havia sido provado com pesquisas anteriores que apenas um grau acima do normal é o suficiente para danificar espermatozóides.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hugo Di Lallo: Itanhaém se classifica em terceiro lugar no Surf n...

Hugo Di Lallo: Itanhaém se classifica em terceiro lugar no Surf n...: "Terminou no dia 12 de novembro o campeonato de surf que faz parte dos Jogos Abertos do Interior. A competição contou com 19 cidades do lito..."

CDHU novo modelo....


Quinze andares com elevador, assistente social, mediador de conflitos e condomínio pago por até três anos. É a nova proposta de habitação da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que alterou a estrutura para atender a demanda da Região Metropolitana. No Grande ABC, a expectativa do governo estadual é construir projetos do modelo em Santo André e em São Bernardo.


Edifício seguindo os novos padrões vai ser construído no Jardim Santo André, conforme afirmou o secretário de Habitação do Estado, Lair Krähenbühl. O bairro com infraestrutura precária e alvo de ocupação irregular, aguarda há mais de 10 anos urbanização e remoção de famílias em área de risco. Mais de 9 mil famílias vivem no local e esperam posicionamento do poder público sobre melhorias na habitação. "Estamos fechando acordo com a Prefeitura até dezembro", garantiu.
Segundo o secretário, a verticalização de unidades habitacionais vai ser o modelCW20o adotado na grande metrópole. "Não é fácil o acesso a terrenos livres e de custo acessível para erguer novas moradias. A verticalização aproveita melhor a área", falou. "Santo André não foge dessa realidade. Nossos estudos apontam essa alternativa para o Jardim Santo André".
A partir de sete andares acima do solo os prédios devem possuir elevadores (os abaixo disso acompanham a topografia do terreno). O equipamento eleva em 10% o custo da obra e amplia 5% o tamanho do imóvel, conforme o secretário. "Com elevadores o condomínio também encarece e por isso temos de ter critérios para tocar o projeto."

TEMPO PARA CRESCER
Pelo novo modelo, o Estado pode arcar por até três anos com o valor do condomínio. Para baratear os custos com manutenção do elevador, o secretário avalia firmar contratos com garantia de cinco anos do equipamento.
De acordo com Krähenbühl, a proposta já foi enviada para a Prefeitura de São Paulo e vale também para Santo André. "O período vai permitir que as famílias se estruturem financeiramente melhor, assim podem futuramente arcar com os gastos".

MUDANÇA DE HÁBITOS

Nos próximos dias a Secretaria de Habitação lança edital para contratar empresa responsável pela gerência de condomínios. A terceirizada vai oferecer assistência social e até mediador de conflitos. A proposta do secretário é mudar a cultura dos novos condôminos. "Morar em apartamento é diferente que a situação em núcleos habitacionais. Existem taxas e regras", pontuou o gestor./CW

O modelo de gestão condominial é bem visto também pela secretária de Habitação de São Bernardo, Tássia Regino. A CDHU apresentou a ideia em reuniões recentes com o município. "A principal preocupação são as despesas com o condomínio. Famílias de baixa renda não podem arcar com valores mensais", salientou.

A secretária indicou a Vila Ferreira como possível bairro para a construção. "Parte do bairro foi urbanizada e a CDHU ainda deve construir unidades. É um ótimo local para servir de piloto", acredita.


Projeto será implantado no Jd.Santo André

O secretário de Habitação de Santo André, Frederico Muraro, explicou que o prédio que será construído no Jardim Santo André pode ter 15 andares. Além disso, o gestor afirmou ao lado do presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, que o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para o bairro vai ser assinado até dezembro. Os gestores públicos participaram ontem do 8º Encontro Regional para Discussão do Plano de Habitação.

A proposta do edifício foi apresentada nas últimas reuniões entre Ministério Público e governos estadual e municipal. Muraro explicou que a estrutura abrigaria maior número de famílias que vivem em ocupações irregulares no local. "Assim não vai ser necessário remoção e conseguimos revolver o problema local", pontuou.

O promotor de Habitação e Urbanismo, Fábio Henrique Franchi, completou que o projeto minimizaria as dificuldades habitacionais de mais de 9 mil famílias que residem no local. "A remoção representa problema social grave, pois as pessoas estão habituadas à região. A melhor medida é a permanência das famílias no bairro", salientou.

Além disso, ele explicou que o edifício com elevador vai beneficiar pessoas com dificuldades de locomoção. "Imagine um idoso ter de subir escadas de sete andares segurando sacolas com compras", exemplificou o promotor.

O termo deveria ser assinado em setembro. Mas, de acordo com Franchi, Estado e Prefeitura não apresentaram o projeto de urbanização. "As duas esferas ainda têm de definir projeto e cronograma de obras", explicou.- RF

Condomínio caro preocupa futuros moradores

Camila GalvezbrDo Diário do Grande ABC

Recado Importante Itanhaem

Com o objetivo de estimular a população a realizar o teste anti-HIV, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS do Município, promove até 1 de dezembro, a Campanha Fique Sabendo. Os interessados em realizar os exames (aids, sífilis, hepatite ‘B’ e ‘C’) devem procurar as Unidades de Saúde da Família ou o Centro de Infectologia de Itanhaém - CINI e solicitar o exame. A Campanha é um incentivo do Governo do Estado.




Durante a campanha do Fique Sabendo, todas as USFs, estarão atendendo à população das 8 às 16 horas, de segunda à sexta-feira. Já no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), o atendimento será das 7h30 às 19 horas. A meta da Secretaria de Saúde para a campanha é de testar 1mil homens entre 15 a 50 anos de idade e reduzir até 2012 para 15% o diagnóstico tardio do HIV, além de aumentar em 100% o público alvo testado.



A campanha propõe o conhecimento como estratégia de prevenção e redução de riscos para a saúde. Diante de um diagnóstico positivo, o portador terá acesso assistência adequada e oportuna. Caso não esteja infectado, a pessoa terá a possibilidade de adotar ou manter as práticas de sexo seguro.



A primeira campanha estadual de testagem foi realizada no período de 25 de agosto a 5 de setembro de 2008, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz. A segunda foi realizada de 16 de novembro a 15 de dezembro de 2009. As iniciativas contaram com profissionais capacitados para esta metodologia. Em 2008, foram realizados cerca de 120 mil testes em todo o Estado; e em 2009, 200 mil.



Para a coordenadora do Programa DST/AIDS, Goher Lima Gonzalez, o objetivo é informar às pessoas a importância de conhecer sua condição sorológica. “É importante diagnosticar o HIV o quanto antes para iniciar o tratamento no momento certo, assim, o paciente terá mais qualidade de vida”.

http://www.itanhaem.sp.gov.br/

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Importante Tuberculose

Itanhaem, Secretaria Municipal de Saúde, realizará até o próximo dia 19 de novembro, a intensificação da Campanha de Busca Ativa de Tuberculose do Estado de São Paulo – 2ª fase.

A Campanha envolve todas as Unidades de Saúde do Município, das 8 às 16 horas, e visa identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente são notificados aproximadamente 72 mil casos novos e 4,7 mil mortes em decorrência da doença, por isso é importante identificar precocemente a doença.

DOENÇA – A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como osso, rins, e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É transmitida de pessoa para pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contem o agente infeccioso e, desta forma, quando são aspiradas por outro indivíduo, acontece a contaminação.

SINTOMAS – Alguns pacientes não apresentam sinais da doença, outros, exibem sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses ou anos. Porém, na maioria dos infectados os sintomas são: tosses secas contínuas no início, depois com presença de secreção por mais de duas semanas, que na maioria das vezes se transforma em uma tosse com pus e sangue. O paciente tem também cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, suor no período noturno, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e desânimo. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão), caso em que havendo comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor no tórax.



TRATAMENTO – O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção e diariamente com remédios destinados ao combate à doença. Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados. Para se prevenir, é necessário imunizar as crianças de até 4 anos e obrigatoriamente as menores de 1 ano com a vacina BCG. Para os adultos, é preciso evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados.

sábado, 13 de novembro de 2010

Pré-Sal Itanhaem

O estudo feito pela Petrobrás aponta que Itanhaém é um dos pólos de infraestrutura de apoio aéreo à porção sul da exploração do pré-sal, com a operação de helicópteros para o transporte de passageiros e trabalhadores. Apesar disso, o mesmo estudo mostra que não são esperadas grandes interferências com a dinâmica econômica e social, nem com as atividades pesqueiras e turística náutica.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cultura

Itanhaém iniciou este mês de novembro uma vasta programação cultural para diversos gostos e idades. Uma delas é a XLVII Semana Benedito Calixto realizada no Paço Municipal até dia 16, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. No local, são expostas telas do artista que leva o nome da mostra, além de dezenove quadros que foram premiados nos últimos treze anos durante o Salão de Artes Plásticas Benedicto Calixto, como prêmios-aquisição.


Nesta sexta-feira (12), a Escola Municipal Elga Reis participará do ‘Projeto Estações Culturais’. Os alunos visitarão a Casa da Música, a Biblioteca Municipal e o CMTECE.

Na terça-feira (16), os estudantes da Escola Municipal Maria da Penha assistirão a um filme através do ‘Projeto A Escola vai ao Cinema’, e no dia 18 (quinta-feira) é a vez dos alunos da Escola Municipal Neusa Pinto irem ao local.

Também no dia 18, terá início a exposição “Contemporâneo: abstratos em acrílico sobre tela”, que acontecerá até o dia 5 de dezembro no Paço Municipal. No dia seguinte (19), as crianças do Ensino Fundamental das escolas municipais Elga Reis e Filomena Dias Apelian visitarão a Biblioteca Municipal, CMTECE e Casa da Música, durante o ‘Projeto Estações Culturais’.

No sábado (20), munícipes e turistas poderão ver a Banda Marcial de Itanhaém se apresentar às 21 horas na Praça Narciso de Andrade. Na terça-feira (23), a Escola Municipal Neusa Pinto irá ao Cinemar Itanhaém nos períodos da manhã e tarde, durante o ‘Projeto A escola vai ao cinema’. No dia seguinte (24) alunos da Escola Municipal Célia Marina participarão do ‘Projeto Redescobrindo Itanhaém’, onde visitarão os principais pontos turísticos da cidade.



Na quinta-feira (25), a Escola Municipal Maria Cristina Macedo Gomes levará 2 turmas para assistir a um filme no Cinemar Itanhaém, através do ‘Projeto A escola vai ao Cinema’. No dia 26, mais 3 turmas da Escola Municipal Filomena Dias Apelian participarão do ‘Projeto Estações Culturais’, visitando a casa da Música, Biblioteca Municipal e CMTECE.


Encerrando a programação, na terça-feira (30), mais alunos da Escola Municipal Maria Cristina Macedo Gomes irão ao Cinemar Itanhaém, por meio do ‘Projeto A escola vai ao Cinema’.

Nova creche Itanhaem

Secretaria de Educação, convida todos os munícipes a comparecerem na cerimônia de inauguração da nova creche do bairro Ivoty, nesta sexta-feira (12), às 16 horas. A Creche Municipal Joana Maria do Nascimento fica localizada na rua Humberto Ataulo, 540.


A nova unidade terá capacidade para 42 crianças de dois a quatro anos de idade, em duas salas: Maternal I e II. No local há um refeitório e banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais. As crianças ficarão na instituição em período integral, das 7 às 17 horas.


sábado, 6 de novembro de 2010

Morro do Costão, Festival da Gastronomia, Itanhaem

O Festival tem como principais objetivos fomentar a atividade gastronômica da cidade; incrementar a venda; incentivar o hábito de frequentar restaurantes, bares e similares; e fortalecer a posição do Departamento de Turismo como promotor do desenvolvimento do setor.

       
O evento encerrará no dia 8 de Dezembro, quando será escolhido o prato vencedor. Os clientes poderão dar notas aos estabelecimentos participantes, sendo avaliados desde o atendimento do local ao sabor do prato. Estarão à disposição em todos os comércios inscritos fichas de avaliação e urnas para serem depositadas as notas.
E ai vai uma dica dos restaurantes participantes,
Morro do Costão

Praia das Conchas (badejo grelhado, Brócolis, champignon, alcaparras e palmito). Acompanha arroz branco
Morro do Costão
R$49,90 (serve 2 pessoas)
Rua Roberto Iwakichi Uraguchi, 205 - Praia do Sonho – (13) 3426-7282

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vamos Cuidar do que é nosso - Verdes Mares 2


DEPOIS
 Pocha vamos cuidar do que é nosso.
A final de contas somos nos que moramos aqui, ou vc acha que vc tem que cuidar só do seu apartamento...
Você se esquece que o condomínio inteiro é seu também ....

Posted by Picasa

ANTES


DEPOIS


Verdes Mares 2 - Vamos cuidar do que é nosso...

E esse é o certo...


 

 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Briga - Verdes Mares 2

Nossa teve briga de gato no meu corredor !!!!!!!!!!!!!
Acho que vou fazer um  BLOG  só do conjunto VERDES MARES ll : vai dar mais audiencia!!!!!!!!!!!

VERDES MARES 2

Hoje acordei assustado: Uma moradora que mora em baixo começou uma briga com sua filha, foi uma gritaria só começaram a bater portas e estremecia tudo.
Acho isso uma falta de respeito, pois tem morador que trabalha a noite.
E esse ocorrido não é a primeira vez que acontece....

VERDES MARES 2

ISSO É O QUE ACONTECE EM UM LUGAR ONDE NÃO SE TEM REGRAS...
UMA ANTENA EM CIMA DO TELHADO'.
ISSO É PROIBIDO: PODE CAUSAR INFILTRAÇÃO QUANDO CHOVER...
TEM LUGAR PRÓPRIO PRA ISSO MAS !!!!
Posted by Picasa

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ZONA - conjunto Verdes Mares ll

Liberdade de expressão:

Acho que o conjunto Verdes Mares ll esta virando uma ZONA....
Não tem sindico, cada um faz o que quer....
Acho que vou fazer um  BLOG  só do conjunto VERDES MARES ll : vai dar mais audiencia!!!!!!!!!!!

Quem vai pagar a conta _ Verdes Mares ll _ Itanhaem

Não vou nem falar nada pq a foto do tanquinho já me criticaram pra caramba, essa agua ai caindo atoa e vi por acaso e isso é só de um lado do condomínio...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pre-sal Itanhaem


A Prefeitura de Itanhaém recebeu da Petrobrás cópia do Estudo do Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório do Impacto do Meio Ambiente (RIMA) relativo ao Processo de Licenciamento da Atividade de Perfuração Marítima na Área Geográfica da Bacia de Santos (AGBS).


O estudo feito pela Petrobrás aponta que Itanhaém é um dos pólos de infraestrutura de apoio aéreo à porção sul da exploração do pré-sal, com a operação de helicópteros para o transporte de passageiros e trabalhadores. Apesar disso, o mesmo estudo mostra que não são esperadas grandes interferências com a dinâmica econômica e social, nem com as atividades pesqueiras e turística náutica.

As atividades se concentram basicamente no Aeroporto Estadual de Itanhaém Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior. Dados do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) mostram que, no ano de 2009, foram efetuados 9.466 pousos/decolagens, movimentando um total de 18.210 passageiros.

Como é de grande interesse do Município, o material está disponível para consulta pública. O RIMA está no site da Prefeitura, (www.itanhaem.sp.gov.br e o material completo, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, a partir de quarta-feira (03).
Só falta nossos governantes dar pra tras...........

Postagens populares