sábado, 26 de março de 2011

DST - Condiloma acuminado (HPV)

O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma DST causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feita de rotina por todas as mulheres.


Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.

Sinais e Sintomas

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

Formas de contágio

A principal forma de transmissão desse vírus é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do vírus, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.


Vacina

Foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos de HPV mais presentes no câncer de colo do útero. Essa vacina, na verdade, previne contra a infecção por HPV. Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas. Uma delas é dessas vacinas é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV: o 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero, e o 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos de HPV 16 e 18.

É fundamental deixar claro que a adoção da vacina não substituirá a realização regular do exame de citologia, Papanicolaou (preventivo). Trata-se de mais uma estratégia possível para o enfrentamento do problema e um momento importante para avaliar se há existência de DST. Ainda há muitas perguntas sem respostas relativas à vacina:

- Ela só previne contra as lesões pré-cancerosas ou também contra o desenvolvimento do câncer de colo de útero?

- Qual o tempo de proteção conferido pela vacina?

- Levando-se em conta que a maioria das infecções por HPV é facilmente debelada pelo sistema imunológico, como a vacinação afeta a imunidade natural contra o HPV?

- Como a vacina afeta outros tipos de HPV associados ao câncer de colo de útero e condilomas (verrugas)?

A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.

A duração da imunidade conferida pela vacina ainda não foi determinada, principalmente pelo pouco tempo em que é comercializada no mundo, desde 2007. Até o momento, só se tem convicção de cinco anos de proteção. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida na prevenção à infecção pelo HPV, ainda é preciso delimitar qual é o seu alcance sobre a incidência e a mortalidade do câncer de colo do útero.

A forma como as informações sobre o uso e a eficácia da vacina têm chegado à população brasileira é adequada?

Não. É preciso que fabricantes, imprensa, profissionais e autoridades de saúde estejam conscientes de sua responsabilidade. É imprescindível esclarecer sob quais condições a vacina pode se tornar um mecanismo eficaz de prevenção para não gerar uma expectativa irreal de solução do problema e desmobilizar a sociedade e seus agentes com relação às políticas de promoção e prevenção realizadas. Deve-se informar que, segundo as pesquisas, as principais beneficiadas são as meninas que ainda não fizeram sexo, que as mulheres deverão manter a rotina de realização do exame Papanicolaou e as DST que, mesmo comprovada a eficácia da vacina e sua aplicação ocorra em larga escala, uma redução significativa dos indicadores da doença pode demorar algumas décadas.

Um comentário:

  1. Na verdade, não há cura farmacêutica conhecida para o diabetes, mas a boa notícia é que “o diabetes é curado naturalmente pela medicina à base de ervas e com a proporção certa de ervas.
    Os médicos disseram ao meu marido que não havia cura e ainda o aconselharam a não pesquisar porque ele não teria sucesso e nunca lhe ofereceram uma solução. Graças à mídia e à internet, onde encontrei o Dr. James @ [drjamesherbalmix@gmail.com], que é um praticante de Raízes e ervas africanas. Eu vi depoimentos e decidimos fazer um teste e graças a Deus hoje meu marido não tem diabetes e disse adeus aos medicamentos para sempre. Depois de ver essas mudanças em 2019, contei a algumas pessoas que conheço sobre o Dr. James herbal misture remédios na África Ocidental, eles usaram e contaram a outros sobre isso e as boas novas sobre as curas à base de ervas do Dr. James continuam se espalhando.
    Por mais interessante que seja, o Dr. James tem cura para doenças como HPV, vírus do herpes, síndrome nefrótica, doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia, doença de Dupuytren, doença celíaca , Doença de Creutzfeldt-Jakob, Angiopatia Amiloide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Toxicidade de Fluoroquinolona
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgresS esclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Astma, Doenças alérgicas, DPOC, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose, Lúpus, Insuficiência cardíaca, Esclerose múltipla, Doença de Cushing, , Hipertensão, Doença de Lyme, Câncer de sangue, Câncer cerebral, Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer de rim, HIV / AIDS, Vírus do herpes, Hepatite B, Inflamatório hepático, Diabetes, Fibróide. basta entrar em contato com ele pelo e-mail [drjamesherbalmix@gmail.com]. Ele é um bom homem e vai te ajudar

    ResponderExcluir

Postagens populares