quarta-feira, 16 de março de 2011

Wi-Fi como proteger sua rede...


Itanhaem


Na hora de instalar o seu roteador, você vai se deparar com alguma opções de segurança. São três padrões mais comuns: WEP, WPA e WPA 2. As siglas se referem a padrões de criptografia, que é nada mais do que uma escrita escondida. Ou seja, são maneiras diferentes de "esconder" a sua senha, para que outros não tenham acesso à sua rede sem fios.


"As senhas criptografadas buscam disfarçar a informação original, passar uma informação compreensível para algo incompreensível. Elas trazem uma segurança maior para a rede wireless", .

O WPA2 é o método mais avançado e seguro de criptografia. Diferente do WEP, que é o mais antigo, ele cria um valor dinâmico correspondente à sua senha. Ou seja, a chave de comunicação entre qualquer dispositivo e o seu roteador muda o tempo todo, sem que você precise fazer absolutamente nada. Isso dificulta muito caso alguém tente quebrar sua senha e invadir seu Wi-Fi. O WEP só existe para funcionar com aparelhos mais antigos.

Em aparelhos mais modernos, um botão faz todo o trabalho: com apenas um clique, ele define sozinho o melhor padrão de segurança para a sua rede. "O roteador busca a configuração junto ao dispositivo, qual é a criptografia mais adequada que seu produto suporta. Então se ele suporta o WPA 2, ele usará o WPA 2",

Mas apesar de tamanha facilidade, muita gente e até empresas insistem em deixar seus roteadores desprotegidos. E deixar a rede Wi-Fi sem segurança é praticamente como deixar a porta da sua casa aberta. Toda vez que você deixar uma rede Wi-Fi aberta, outras pessoas podem se conectar e praticar atos ilícitos em seu nome. "Numa perícia, vão identificar sua internet como titular, ou seja, você será responsabilizado em face da lei", afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares