quinta-feira, 24 de março de 2011

DST - Infecção pelo Vírus T-linfotrópico humano (HTLV)

Itanhaem,

A doença é causada por um vírus e possui duas formas: o tipo 1, relacionado a doença neurológica e leucemia, e o tipo 2, mais raro. O vírus T-linfotrópico humano (HTLV) infecta as células de defesa do organismo, os linfócitos T, e surgiu em 1980, a partir de um paciente com um tipo raro de leucemia de células T, tipo de câncer que ataca a medula óssea.


Formas de contágio

A transmissão desse vírus se dá pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada, uso em comum de seringas e agulhas durante o uso de drogas e da mãe infectada para o recém-nascido (principalmente pelo aleitamento materno). Por isso, é indicado usar camisinha sempre. Mulheres grávidas também precisam fazer acompanhamento médico.

Sinais e sintomas

Os sintomas mais comuns são dor nas pernas e na região lombar (parte inferior da coluna lombar) e dificuldade para defecar ou urinar. Porém, 99% dos portadores do HTLV-I nunca desenvolverão qualquer problema de saúde relacionado a esse vírus.

Tratamento

Como o risco do desenvolvimento da doença associado ao HTLV-I é muito baixo, não existe indicação de tratamento nos casos assintomáticos. Na presença de qualquer sinal ou sintoma de possível DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.






Um comentário:

  1. HTLV no Rio Grande do Sul, para Familiares e Portadores que desejam ou podem lutar por seus direitos e querem trocar informações deixem recado no blog abaixo:
    http:htlv-rs.blogspot.com ou
    e-mail:solracs@r7.com

    ResponderExcluir

Postagens populares