sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Prefeitura de Itanhaém convoca nesta segunda-feira (30)


A Prefeitura de Itanhaém convoca nesta segunda-feira (30), às 9 horas, para atribuição de aulas, os candidatos aprovados no processo seletivo para Educador de Creche, por tempo determinado. A atribuição acontecerá no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.



As notas estão disponíveis no site, e também no Boletim Oficial nº 175 da Prefeitura de Itanhaém. Nesta primeira chamada, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes convoca os aprovados do número 1 a 80.



Os candidatos deverão comparecer munidos do documento de identidade (RG) e do comprovante de habilitação profissional (original e cópia), além dos documentos relacionados abaixo para apresentação junto ao Departamento de Recursos Humanos:



  • 2 fotos 3X4
  • Carteira Profissional (Cópia foto e verso)
  • RG (Cópia)
  • CPF (Cópia)
  • Regularização do CPF (www.receita.fazenda.gov.br)
  • Título Eleitoral (Cópia)
  • 2 últimos comprovantes de votação (Cópia)
  • Certificado Militar (Cópia)
  • Certidão de Casamento (Cópia)
  • Pesquisa do PIS/PASEP (PIS – Caixa Econ. / PASEP – BB)
  • Certidão de Nascimento – Filhos (Cópia)
  • Certidão de Vacinação até 5 anos de idade – Filhos (Cópia)
  • Comprovante de Residência


Bandidos arrombam dois caixas eletrônicos em Itanhaem




Pelo menos quatro bandidos armados e encapuzados invadiram, por volta das 4h, a sede da Prefeitura de Itanhaém, localizada na avenida Washington Luiz, número 75, e arrombaram dois caixas eletrônicos, informou a Polícia Militar.

Os criminosos renderam um guarda metropolitano que fazia a vigilância no local e obrigou que o homem ficasse de costas, enquanto eles arrombavam os cofres dos caixas eletrônicos do banco Santander, com auxílio de um maçarico e ferramentas.

Os militares foram acionados, mas não localizaram os criminosos. Até às 10h20, a polícia ainda não sabia o quanto havia sido levado dos caixas. A ocorrência foi registrada no Distrito Policial de Itanhaém.

Fotos da Minha cidade Itanhaem !!!

Fotos tiradas do alto do convento de Itanhaem


Retinopatia Diabética

foto: http://www.hco.med.br/retinopatia-diabetica.htm








Retinopatia Diabética


A Retinopatia Diabética é caracterizada por alterações vasculares. São lesões que aparecem na retina, podendo causar pequenos sangramentos e, como conseqüência, a perda da acuidade visual. Exames de rotina (como o “fundo de olho”) podem detectar anormalidades em estágios primários, o que possibilita o tratamento ainda na fase inicial do problema. Hoje, a Retinopatia é considerada uma das mais freqüentes complicações crônicas do diabetes, junto com a Catarata.

No caso do tipo 1, não há necessidade de começar os exames assim que a pessoa se descobre com diabetes, pois não possui um histórico de glicemia alta. Sendo assim, o primeiro exame oftalmológico poderá ocorrer após cinco anos de tratamento. Concluído esse período, os exames serão realizados anualmente.

Já no diabetes tipo 2, os exames serão realizados desde o momento do diagnóstico. Isso ocorre porque não é possível identificar por quanto tempo a pessoa permaneceu com altas taxas de glicemia.

Tratamento

O tratamento com a fotocoagulação (realizado com raio laser) tem demonstrado bons resultados na prevenção da perda visual e na terapia de alterações retinais. É indicado para edema de mácula e em situações com hemorragia, tração vítreo-retiniana e descolamento de retina. Naturalmente, estes procedimentos devem ser indicados e realizados pelo médico oftalmologista.
Tudo sobre DIABETES duvidas voce encontra no: http://www.diabetes.org.br/

Ta querendo RELAXAR !!! ITANHAEM

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza nas Unidades de Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) várias atividades terapêuticas aos munícipes que procuram relaxar durante a semana. Todos os projetos são gratuitos e abertos a pessoas de qualquer idade.

Na Unidade do Centro, localizada na Rua Artur Bernardes, 108, há o Projeto Agite-se, que oferece aulas de dança de salão, sob a supervisão da bailarina Pâmela. O grupo se reúne toda terça-feira, das 10 às 11 horas.

Os moradores da região da Unidade do Guapiranga podem participar do grupo de caminhada, que é realizado toda quarta e sexta-feira, das 8 às 9 horas. O grupo, que é coordenado pela enfermeira Giselli, já conta com mais de 80 pessoas.

Àqueles que desejam cuidar um pouco da saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), situado na Avenida Presidente Kennedy, 203, na Praia do Sonho, disponibiliza sessões da prática chinesa Lian Gong, que são exercícios que têm como objetivo tratar e prevenir dores no corpo e nas articulações. A terapia acontece nas manhãs de toda terça, quarta e quinta-feira, com a professora responsável e enfermeira do CAPS, Cecília Suzuki.

Já na Unidade do Suarão, na Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650, existe o grupo de terapia comunitária, onde as pessoas se reúnem numa roda de conversa e discutem temas ou problemas, ajudando um ao outro, com o auxílio dos médicos Carmen Pietro e Rodrigo Ladeira e da psicóloga Luciana Nakai. O grupo se reúne toda segunda-feira, das 13h30 às 17 horas.








http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/destaque_005.htm

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Boca da Barra Itanhaem

Pé Diabético


 foto: http://bebelculinaria.blogspot.com
Pé Diabético


Para as pessoas com diabetes, o pé merece uma atenção especial. Como são vulneráveis a ferimentos, é preciso examiná-los todos os dias. Esse deve ser um hábito, principalmente para aqueles que sofrem de neuropatia. Essa vigilância é necessária porque, não raro, surge um calo em nossos pés, mesmo sem sentirmos dor, quando usamos sapatos.

Assim, a inspeção será baseada na procura de úlceras, calos ou qualquer outro problema visível. Consulte o médico caso haja qualquer preocupação a esse respeito. É possível prevenir as infecções nos pés. Manter um bom fluxo sangüíneo é, também, outro aspecto importante. Para isso, tome medidas que baixem a pressão alta e os níveis de colesterol.

É importante também fazer caminhadas com regularidade ou outro tipo de exercício físico. Vícios como o fumo devem ser evitados. Só para se ter uma idéia, 95% de todas as amputações do pé acontecem em fumantes. É algo traumático, que deve ser evitado.

Contudo, caso aconteça não significa que a pessoa não possa continuar levando uma vida normal. Nem mesmo de caminhar ela fica impossibilitada. O cirurgião removerá o mínimo possível do membro, para facilitar o processo. Após a cicatrização, será colocada uma prótese. Atualmente, os membros protéticos são mais leves e confortáveis do que os modelos do passado. Alguns possuem molas que até permitem que a pessoa corra e pule.

Ulceras do Pé

Uma área machucada ou infeccionada na base do pé pode desenvolver uma úlcera. Seu aparecimento é mais provável quando a circulação é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Leve este problema a sério! Se descobrir que tem úlcera no pé, não deixe para o dia seguinte sua visita ao médico. As camadas de pele são gradativamente destruídas pela infecção criando um buraco, quando a úlcera não é devidamente tratada.
Amanha tem mais !!!








credeito: http://www.diabetes.org.br/

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Profissionais que usam dispositivos móveis

Profissionais que usam dispositivos móveis trabalham 240 horas a mais no ano


Pessoas que utilizam equipamentos móveis de comunicação (como smartphones e tablets) para fins profissionais costumam trabalhar mais horas do que as demais. Esta é uma das conclusões de um levantamento realizado pela iPass – fornecedora de soluções na área de mobilidade corporativa –, a partir de entrevistas com 3,7 mil profissionais de 1,1 mil organizações em todo o mundo.

De acordo com o estudo, em média, os profissionais que usam dispositivos móveis trabalham 240 horas a mais no ano do que a população em geral. Além disso, 91% deles checam o smartphone fora do horário de trabalho, sendo que, entre esses, 30% acessam o equipamento a cada 6 minutos a 12 minutos.

Outra constatação interessante do levantamento da iPass é que 61% das pessoas que usam dispositivos móveis para trabalhar dormem com o smartphone por perto. Entre elas, 38% acordam durante a noite para checar o equipamento e 35% acessam o e-mail pelo dispositivo móvel logo quando despertam.

O lado ruim da história é que 29% dos entrevistados que utilizam os dispositivos móveis consideram que esses equipamentos trazem problemas para suas relações pessoais, em especial, com esposas, maridos e namorados.

Entre os entrevistados, 94% deles têm um smartphone e 41% usam tablets. Neste último caso, só 27% dos equipamentos foram fornecidos pelas empresas, enquanto que os demais 73% utilizam seus dispositivos pessoais para fins de trabalho.




creditos www.olhardigital.com.br

Voce que não tomou !!!


A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou até a próxima sexta-feira (27) a campanha de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, seguindo uma determinação da Secretaria de Saúde do Estado. Neste ano, a imunização também irá proteger contra o vírus A H1N1. A dose trivalente (dois tipos de vírus A e um B) será oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde a cerca de sete milhões de paulistas.



Estão sendo vacinados idosos, indígenas e profissionais da saúde. Além disso, gestantes e crianças com idade entre seis meses e dois anos também são convocadas a comparecer nos postos de vacinação, das 8 às 16 horas.







http://www.itanhaem.sp.gov.br/index.html

Neuropatia Diabética


Neuropatia Diabética
foto: http://www.lookfordiagnosis.com/portuguese



O sistema nervoso é responsável pelo controle de praticamente tudo o que fazemos. Quando movimentamos os músculos, respiramos, pensamos ou digerimos a comida, os nervos são utilizados como circuitos elétricos orgânicos. São eles que emitem e recebem os sinais no cérebro, que comunicam às outras células as tarefas que devem ser realizadas.

Com a Neuropatia, os nervos podem ficar incapazes de emitir as mensagens, emití-las na hora errada ou muito lentamente. Os sintomas irão depender e variar conforme o tipo de complicação e quais os nervos afetados. De forma geral, podemos classificar os sintomas em sensitivos, motores e autonômicos. Exemplos:

1.    Sensitivos: formigamento, dormência ou queimação das pernas, pés e mãos. Dores locais e desequilíbrio;

2.    Motores: estado de fraqueza e atrofia muscular;

3.    Autonômicos: ocorrência de pele seca, traumatismo dos pêlos, pressão baixa, distúrbios digestivos, excesso de transpiração e impotência.

Infelizmente, o diabetes é a principal causa de Neuropatia. Sua incidência é alta e possui diferentes formas clínicas, tais como:

·         Polineuropatia distal: uma das formas mais comuns de Neuropatia, que acomete preferencialmente os nervos mais longos, localizados nas pernas e nos pés, causando dores, formigamento ou queimação nas pernas. Tende a ser pior à noite (período onde prestamos mais atenção aos sintomas);

·         Neuropatia autonômica: causa principalmente hipotensão postural, como a queda da pressão arterial ao levantar-se (tonturas) e impotência sexual. Outros sintomas incluem sensação de estômago repleto após as refeições, distúrbios de transpiração e outros mais raros;

·         Neuropatia focal: esta é uma condição rara decorrente de danos a um único nervo ou grupo de nervos. Desenvolve-se quando o suprimento de sangue é interrompido devido ao entupimento do vaso que supre aquele nervo. Ou pode ser conseqüência de uma compressão do nervo.

Não é raro que as pessoas apresentem mais de um tipo de neuropatia. A presença desta complicação está muito relacionada ao tempo de duração do diabetes e ao grau de controle glicêmico. Por isso é bom lembrar, mais uma vez, a enorme importância de manter um bom controle da glicemia.

Tratamento

No caso das mononeuropatias podem ser empregadas medidas fisiátricas (fisioterapia) para evitar a compressão dos nervos ou realizar uma descompressão cirúrgica. O controle rigoroso da glicemia é essencial para prevenir o aparecimento ou a piora da neuropatia diabética.

No caso da polineuropatia distal nenhum medicamento, até o momento, é comprovadamente eficaz para a cura, havendo, no entanto, medicações que podem aliviar os sintomas (como a dor e o formigamento). Também é importante prevenir lesões nos pés ou quedas.
Amanha tem mais !!!







Creditos:  http://www.diabetes.org.br/

Se voce gostou do meu Blog Vote !

  Meu blog esta representado a cidade de Itanhaem como Blog particular e informativo  se voce gostou  vote é rapido...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Atenção quarta- feira a Sabesp vai !!!




A Sabesp recomenda que os munícipes de Itanhaém façam uso racional da água armazenada no reservatório domiciliar nesta quarta-feira (25). A empresa irá realizar serviços para interligações de adutoras na Estação de Tratamento de Água de Mambu-Branco, das 13 horas à 1 hora, com vistas a colocar em operação a nova estação de tratamento no final do ano. Durante a execução dos serviços, poderá haver baixa pressão de água na Cidade.

Esta interligação faz parte das obras do Sistema Produtor Mambu-Branco e é fundamental para sua operação no final do ano, dobrando a capacidade de produção de água do sistema de abastecimento da região, beneficiando 2 milhões de pessoas (fixa e flutuante).

Para esta operação, a Sabesp vai manter caminhões-pipa de plantão para emergências. Os clientes podem entrar em contato por meio de Central de Atendimento ao Cliente Gratuita, pelo número 0800 055 0195.





Itanhaém será tema de enredo


 



Em 2012, quando completará 480 anos de fundação, Itanhaém receberá uma homenagem em forma de samba. A Cidade e sua rica história serão tema do enredo da Escola de Samba Pérola Negra, de São Paulo. Com isso, a tradição da segunda cidade mais antiga do País será levada para a passarela do samba a milhões de espectadores através da televisão em horário nobre, uma vez que a agremiação será a segunda a entrar no desfile do dia 18 de fevereiro (sábado) por volta da meia-noite.



O tema A Pedra que Canta Também Samba - Itanhaém, hoje a pérola é você, já pode ser visto com destaque no site oficial da escola de samba na internet (www.gresperolanegra.com.br/). O presidente da agremiação, Edílson Casal, e o diretor de marketing Jairo Roizen, se reuniram com o prefeito João Carlos Forssell no dia 20 de maio, para detalhar a homenagem que a agremiação está preparando.



O prefeito Forssell destacou que a presença de Itanhaém no desfile servirá como uma vitrine para o mundo. “O evento do carnaval é transmitido para todo o país e para o exterior. Acaba sendo um ótimo veículo de divulgação para a Cidade, com repercussão internacional”.



Jairo Roizen e Edílson Casal explicaram que a decisão sobre o enredo surgiu entre os carnavalescos. “São 480 anos de história. Isso por si só já justifica uma iniciativa desse tipo. Para nós, da Pérola Negra, é uma honra poder levar o nome e a tradição de uma cidade como Itanhaém para o público do carnaval”.



E as coincidências vão muito além do som dos tamborins. As cores oficiais da Pérola Negra incluem azul, branco e vermelho, que também constam na bandeira oficial de Itanhaém. “Parece até que a Pérola Negra estava predestinada para fazer tal homenagem”, brincou Edílson Casal.



O chefe do executivo ficou empolgado com a lembrança dos carnavalescos e destacou que a Cidade vive um momento positivo. “Os números comprovam o notório crescimento econômico do Município. E creio que a homenagem da Pérola Negra irá coroar esta fase, embalada por um dos ritmos mais tradicionais de nossa música popular”.



Do sonho e da união de sambistas do G.R. Escola de Samba Acadêmicos de Vila Madalena e Bloco Boca das Bruxas foi originada a Escola de Samba "Pérola Negra". O nome surgiu da visão de seus fundadores por ser a Pérola Negra uma jóia rara, usando a alusão de "A Jóia Rara do Samba".

Sua estréia no Carnaval Paulistano ocorreu no ano de 1974, levando para a Avenida São João o tema enredo "Piolim, Alegria Circo História". O Resultado foi Pérola Negra campeã do Grupo III. Desde a sua fundação, foram 11 participações no grupo especial.


http://www.itanhaem.sp.gov.br/index.html

Nefropatia Diabética



Nefropatia Diabética

Constitui-se por alterações nos vasos dos rins, fazendo com que haja a perda de proteína na urina. É uma situação em que o órgão pode reduzir sua função lentamente, porém de forma progressiva, até a paralisação total. Contudo, esse quadro é controlável e existem exames para detectar o problema ainda no inicio.

Características Gerais

Os rins são órgãos muito sensíveis ao mau trato do nosso organismo. Funcionam como filtros no corpo humano com a importante função de eliminar, pela urina, as substâncias provenientes do metabolismo, que já não têm utilidade para as atividades orgânicas. Ao mesmo tempo, precisam manter outras substâncias que não devem ser descartadas, como as proteínas.

A Nefropatia Diabética pode afetar o bom funcionamento dos rins, fazendo com que eles percam a capacidade de filtrar adequadamente essas substâncias. Uma das proteínas que circulam no sangue é a albumina, que possui alto valor biológico e fornece todos os aminoácidos essenciais para facilitar a recuperação do organismo.

Na fase inicial da Nefropatia Diabética, aparecem pequenas quantidades dessa proteína na urina (detectada através do exame de microalbuminúria). É comum que nesse estágio ocorra, também, o aumento da pressão arterial (hipertensão). Esta situação pode levar à insuficiência renal avançada.

No diabetes tipo 1, a insuficiência renal progressiva ocorre em cerca de 50% dos pacientes. No tipo 2, observa-se um crescente número dessa complicação, traduzindo o controle muito aquém do desejado.

Tratamento
Na maior parte das pessoas com o diabetes, o bom controle das taxas de glicemia previne a Nefropatia. Mesmo naqueles que já apresentam microalbuminúria na urina, o diabetes bem controlado evita a piora do quadro.

Por isso, o tratamento adequado do diabetes e o controle da pressão arterial são considerados fundamentais para evitar esta complicação, podendo, em alguns casos, até regredir o processo. È recomendável, também, o controle do colesterol, parar de fumar, ter uma dieta mais balanceada e até mesmo o uso de algumas medicações (sempre receitadas por um especialista).

Caso já exista perda importante da função renal (insuficiência renal avançada), entrará em ação a diálise ou transplante.
Amanha tem mas !!!




Creditos: http://www.diabetes.org.br/

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Prainha Cibratel Itanhaem

Praia do Cibratel Itanhaem

Infeces (DIABETES)





Infeces

A presença excessiva de glicose pode causar danos a muitas funções inerentes ao sangue, incluindo as tarefas do sistema imunológico. O que aumenta o risco da pessoa com diabetes contrair algum tipo de infecção. Isso ocorre porque os glóbulos brancos (responsáveis pelo combate ao vírus, bactérias, etc.) ficam menos eficazes com a hiperglicemia.

Para piorar a situação, o alto índice de açúcar no sangue é terreno ideal para alguns invasores (fungos, bacterias, etc.). O que acaba promovendo a fácil proliferação desses patogênicos. Assim, áreas como boca e gengiva, pulmões, pele, pês, genitais e local de incisão pós cirurgia estão totalmente sujeitos a este risco. Ferimentos em geral podem se tornar verdadeiras portas de entrada.

Prevenção e Tratamento

O importante é manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas. Contudo, alguns casos merecem destaque. Vamos a eles:

Podemos dizer que as bactérias “adoram fazer festa” entre a gengiva e os dentes. Neste caso, é preciso ser um bom vigilante quanto à higiene bucal diária, com a utilização de fio dental. É importante, também, como bom cidadão prevenido, fazer uma limpeza com o dentista a cada seis meses.

Em caso de desleixo, as bactérias podem se instalar e, consequentemente, atuarão destruindo o osso onde o dente está implantado, levando inflamação às gengivas. Neste estado, elas se separam dos dentes e do osso mandibular. O que só faz a situação piorar ainda mais, multiplicando as bactérias não vão criado. Chegando a esta situação, o dentista terá que raspar a placa dentária e retirar o tecido em torno da raiz do dente. O que, às vezes, requer cirurgia.

As mulheres devem tomar cuidado, também, em relação às infecções vaginais como a candida albicans (candidíase), que prospera em ambiente úmido, nutrindo-se de muita glicose. A candidíase é desagradável. Caracteriza-se por sensação de ardência e coceira na área vaginal, geralmente acompanhada por corrimento branco e grosso, mas é facilmente confundido com outros problemas. O tratamento não é difícil, requerendo a utilização de um creme fungicida. Temos aqui uma série de bons motivos para não deixar a prevenção de lado.

Amanha tem mais !!!





domingo, 22 de maio de 2011

Infarto do Miocárdio e Acidentes Vasculares Cerebrais (DIABAETES)





Infarto do Miocárdio e Acidentes Vasculares Cerebrais

Essas complicações ocorrem quando os grandes vasos são afetados, levando à obstrução/estenose (arteriosclerose) de órgãos vitais como o coração e o cérebro. O bom controle da glicose, somado à atividade física e medicamentos –que possam combater a pressão alta, o aumento do colesterol e suspender o tabagismo – são medidas imprescindíveis de segurança. A incidência deste problema é de 2 a 4 vezes maior nas pessoas com diabetes.

Infarto Agudo do Miocárdio (Angina de Peito)
Essa é uma doença cardiovascular responsável pela principal causa de morte relacionada ao diabetes, não importando o tipo. Sem controle adequado, geralmente surge o estado de hiperglicemia, o que é um fator de risco para doenças do coração.

Além disso, outros fatores predispões a arteriosclerose como a hipertensão arterial, alteração do metabolismo das gorduras (aumento do LDL, aumento dos triglicérides e redução do HDL), tabagismo, obesidade, falta de atividade física e presença de microalbuminúria (proteína na urina).

Esse é um processo que ocorre com as placas de gordura nas principais artérias do organismo (como as coronárias do coração). Com o tempo, essas placas podem se romper, formando coágulos de sangue que levam à obstrução, caracterizando o que chamamos de infarto do miocárdio.

Sintomas de Infarto do Miocárdio Nem Sempre São Iguais

Muitas pessoas com um quadro de infarto apresentam os mesmos sintomas. Contudo, podem aparecer manifestações atípicas: casos com total ausência de dor (infarto silencioso), ou o surgimento de dores em locais fora do tórax, como a parte superior do abdome, ombros, dorso e pescoço. Nesses casos é mais difícil diagnosticar o problema.

Como sempre, o bom controle das taxas glicêmicas, associado ao controle dos outros fatores de risco, pode prevenir o infarto agudo do miocárdio. Além disso, existem medicações que podem promover um efeito protetor. Procure sempre um médico para a melhor avaliação do seu caso.

Recomenda-se que as pessoas com diabetes recebam uma avaliação anual para o risco de doenças no coração. Além do exame clínico com o médico, indica-se a realização dos exames rotineiros dos fatores de risco:

·         Avaliação do diabetes;

·         Colesterol, triglicérides;

·         Pressão arterial.

Também é recomendado a realização de testes para a detecção de isquemia miocárdica.

Acidentes Vasculares Cerebrais ou Obstrução das Artérias das Pernas

Os níveis de gordura nas paredes das artérias podem ficar tão elevados ao ponto de causar o estreitamento da passagem do sangue, acarretando no entupimento completo. Chamamos essa situação de obstrução ou estenose arterial.

Essas gorduras acumuladas podem causar a formação de coágulos que, se levados pela corrente sanguínea, acabam entupindo (oclusão) uma artéria distal (que vem a seguir) de menor diâmetro. Essa interrupção da irrigação pode levar à isquemia, que é a redução da chegada de oxigênio nos tecidos.

Se a oclusão for de uma artéria coronária, a conseqüência será um infarto do miocárdio. Se for de uma artéria que irriga o cérebro, ocorrerá um derrame ou acidente vascular cerebral. Se a oclusão acometer uma das artérias da perna e não for tratada a tempo, pode ocorrer dor durante a caminhada, sensação de frio nas extremidades e, às vezes, até uma amputação por gangrena.

Para evitar esses problemas, o exame clínico é sempre fundamental. O médico pode detectar a redução da pulsação das artérias e sentir a temperatura local por meio de exame clínico. Alguns sintomas são sugestivos desses problemas, tais como dor nas pernas após atividade física (como caminhada), extremidades dos pés frias, episódios de tonturas, etc.
Amanha tem mais !!!

foto: http://psfnovohorizonte.blogspot.com






creditos:
http://www.diabetes.org.br/

sábado, 21 de maio de 2011

Pra voce que mora em CDHU veja as perguntas frequentes

Perguntas frequentes

1. Estou sendo despejado, não tenho onde morar e gostaria de falar com a assistente social para conseguir um imóvel da CDHU.
A CDHU não presta esse tipo de atendimento emergencial. Para aquisição de imóvel financiado pela CDHU, você deverá aguardar a abertura de inscrições para se inscrever e concorrer, por sorteio público, a uma unidade habitacional ou então filiar-se a uma entidade devidamente cadastrada na CDHU que desenvolva projetos de mutirão. A divulgação das inscrições é feita através dos meios de comunicação: jornal, TV, rádio, sítio da CDHU. Veja se existe no item Inscrição do Menu de Serviços deste sítio inscrições abertas para o seu município.
2. Como posso adquirir um imóvel da CDHU?
Para aquisição de um imóvel da CDHU, a família interessada deve aguardar abertura de inscrições, inscrever-se para um determinado empreendimento e participar do sorteio público. Por ocasião da abertura das inscrições, as informações sobre o local, período e pré-requisitos são veiculadas pelos meios de comunicação, podendo ser obtidas também na página da CDHU na Internet, nos Postos de Atendimento da CDHU, ou no Disque Poupa Tempo, pelo telefone 0800-7723633. Contamos ainda com o Programa Pró-Lar Mutirão Associativo, que promove a construção de moradias em regime de mutirão. Neste programa as Entidades Comunitárias indicam as famílias associadas.
3. Posso comprar o imóvel de um mutuário?
A partir da publicação da Lei Estadual n.º 12.276, em 21/02/2006, é possível a venda de unidades habitacionais da CDHU, após decorridos 2 (dois) anos contados da data de assinatura do contrato de financiamento e estar com as prestações vencidas efetivamente pagas. Porém, o comprador antes de efetuar a negociação deverá procurar a CDHU, pois existem regras complementares a serem cumpridas para a regularização dessa transação, regulamentadas pelo Decreto n.º 51.241, de 03/11/2006 e pelas normas e procedimentos da CDHU. O imóvel financiado pela CDHU nunca pode ser vendido sem prévia consulta à empresa.
4. Posso trocar o imóvel com mutuário de outro conjunto?
A CDHU não autoriza permuta por iniciativa própria dos seus mutuários ou com mutuários de outros agentes financeiros. Em situações excepcionais, quando o motivo da solicitação é de relevante caráter social, os interessados podem solicitar autorização para permuta, por escrito e documentada, e aguardar parecer da CDHU, o qual poderá ser favorável ou não.
5. Se eu devolver o imóvel, a CDHU devolve o que eu investi?
É cláusula do distrato, a ser assinado entre as partes, que a CDHU não devolve valores de prestações pagas até a data da devolução, bem como não há ressarcimento pelas melhorias efetuadas no imóvel. Para devolver o imóvel, não pode haver débito de conta de luz, água, condomínio ou IPTU.
6. Depois de quanto tempo posso vender o imóvel?
A Lei 12.276 de 21 de feveveiro de 2006 determina, dentre outras coisas, que o mutuário pode alienar seu imóvel a terceiros decorridos pelo menos 02 anos de financiamento pago. Se tiver intenção de vender o imóvel, comparecer a qualquer posto de atendimento da CDHU para fazer uma pré-análise e verificar se os requisitos estão atendidos. O imóvel financiado pela Cia. nunca pode ser vendido sem prévia consulta a empresa. Por exemplo, para o Contrato de Concessão Onerosa não pode ser feita a transferência de titularidade, em hipótese alguma. Consultar o serviço “Transferência de titularidade por venda do imóvel”, no módulo Guia de Serviços ao Mutuário.
7. Existe um apartamento vago no meu prédio. O que fazer?
Os Postos de Atendimento da CDHU recebem denúncias sobre unidades habitacionais vagas, alugadas ou invadidas, bastando para isso que o denunciante tenha as informações necessárias para a identificação do imóvel, como nome do conjunto, endereço, número da casa/apartamento. A CDHU garante o sigilo da informação e a denúncia pode ser anônima.
8. O que a CDHU pode fazer com as pessoas que não pagam o condomínio?
A CDHU fornece apenas orientação social a seus mutuários, bem como esclarece sobre as sanções previstas em lei aos inadimplentes condominiais.
9. E o que pode fazer o condomínio com o atraso ou falta de pagamento dos condôminos, acarretando inclusive corte no fornecimento de água do prédio ?
O Corpo Diretivo deverá iniciar cobrança amigável ( extrajudicial ) no decurso de 3 meses. Caso não obtenha sucesso, o síndico eleito ( ou a administradora contratada ) deverá ingressar com ação judicial cabível, contra os inadimplentes, não necessitando de prévia aprovação em assembléia.
10. Por que a prestação do meu vizinho é menor que a minha?
O valor da prestação é o mesmo para todos os mutuários de um mesmo conjunto. A diferença nos valores pagos deve-se ao subsídio incluído nas prestações, para que elas não ultrapassem o limite máximo da renda familiar que o mutuário pode utilizar para o pagamento das prestações, que varia de 15% a 30%.
11. Por que o valor da minha prestação aumentou?
O valor da prestação é reajustado anualmente de acordo com a data-base de reajuste da categoria profissional do titular do financiamento, informada no momento da habilitação, ou no mês de aniversário do contrato. Além disso, no mês de reajuste da prestação, há uma redução no bônus concedido aos mutuários sem renda familiar suficiente para arcar com o pagamento integral das prestações.
12. Como faço para abaixar o valor da prestação?
O mutuário deve comparecer ao posto de atendimento mais próximo com a documentação necessária para avaliação (CTPS, 3 últimos holerites) de todos os participantes do financiamento. Se for constatado que o comprometimento da renda familiar hoje é maior que no início do financiamento, o atendente do posto solicitará xerox de todos os documentos necessários para diminuir o valor da prestação.
13. O que acontecerá se eu deixar de pagar as prestações?
A falta de pagamento caracteriza quebra de contrato. A CDHU notificará o mutuário e tomará medidas legais para a cobrança do débito. Se a dívida persistir, a CDHU entrará na justiça com ação de retomada do imóvel.
14. Posso usar o FGTS para pagamento das prestações atrasadas?
Somente quando houver a quitação total do financiamento (com exceção dos contratos de PSH) ou na contratação do abatimento no valor de prestações a vencer, quando o FGTS poderá ser utilizado para abater até três prestações em atraso e 09 prestações a vencer.
15. Gostaria de fazer um acordo e jogar minhas prestações atrasadas para o final do financiamento.
A CDHU não permite este tipo de procedimento. Existem outras maneiras de renegociar as prestações em atraso. Para isto, procure os Postos de Atendimento da CDHU ou acesse neste site o módulo Serviços On-line - Consulta à Situação Financeira e Regularização de Débito, onde será necessário o pagamento de uma amortização (valor mínimo que será abatido do total do débito).
16. Com quantas prestações atrasadas o meu nome vai para o Jurídico?
A partir da 3ª prestação vencida, o mutuário é considerado inadimplente pelo Sistema Financeiro de Habitação. Portanto, poderá estar sujeito às ações da Companhia para cobrança judicial.
17. Estou com algumas prestações em atraso. Como posso regularizar a situação?
Até trinta dias após a data de validade do boleto de prestação, procurar as agências da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas e efetuar o pagamento. Depois desse prazo, poderá ser emitida 2ª via do boleto nos Postos de Atendimento da CDHU ou acessando neste site o módulo Serviços On-line - Consulta à Situação Financeira e Regularização de Débito, onde pode ser emitida a 2ª via. Caso não consiga liquidar o débito de uma só vez, as prestações em atraso poderão ser renegociadas de outras maneiras. Para isto, procure os Postos de Atendimento da CDHU ou acesse neste site o módulo Serviços On-line - Consulta à Situação Financeira e Regularização de Débito, onde será necessário o pagamento de uma amortização (valor mínimo que será abatido do total do débito).
18. Por que o saldo devedor aumenta todos os meses, se eu pago regularmente as prestações?
O saldo devedor é reajustado mensalmente pelo índice básico de atualização da caderneta de poupança, conforme determina a Legislação do Sistema Financeiro da Habitação. Em geral, o saldo devedor aumenta porque o valor da prestação é inferior ao valor da correção a ele incorporado.
19. Após o término do prazo do financiamento, quanto do saldo devedor terei de pagar?
Para os conjuntos comercializados com a cobertura do FCVS (Fundo de Compensação das Variações Salariais), o saldo devedor, ao término do prazo de financiamento, não será pago pelos mutuários. Se não houver cobertura do FCVS, o mutuário deverá aguardar o final do financiamento para saber se o saldo devedor restante (resíduo) será refinanciado.
20. Meu filho casou, posso tirá-lo da renda para diminuir a prestação?
A exclusão de um co-participante do financiamento só é possível se os outros participantes apresentarem renda compatível com o pagamento da prestação no valor atual. Ou seja, seu filho pode ser excluído do contrato, mas não haverá redução no valor das prestações.
21. Gostaria de retirar um componente da renda, pois ele está desempregado.
Não é possível a exclusão de componente da renda por motivo de desemprego. Todavia, comprovado o desemprego, a CDHU poderá conceder redução temporária no valor da prestação.
22. Meu marido foi embora e quero passar o imóvel para o meu nome, Minha renda é menor e preciso que o valor da prestação seja reduzido.
Neste caso é preciso primeiramente constituir advogado para iniciar o processo de dissolução de concubinato ou de separação judicial. Após a sentença, você deve entregar em um dos Postos de Atendimento da CDHU a petição inicial do processo e a sentença homologatória do juiz com a definição da posse do imóvel. No tocante ao imóvel financiado pela CDHU que tenha sido objeto da partilha, este não poderá ser objeto de doação a filhos e/ou destinado a usufruto. A documentação necessária é indicada no módulo Guia de Serviços ao Mutuário, no item Contrato; regularização / separação (casamento ou união estável).
23. Como faço para transferir o imóvel para o meu nome, se o comprei de outro mutuário?
Se já houve a compra, o interessado deve procurar um dos Postos de Atendimento da CDHU munido da documentação necessária, indicada no módulo Guia de Serviços ao Mutuário, no item 7 - Contrato de Gaveta; regularização. Porém, deve estar ciente de que há regras a serem cumpridas para a regularização dessa transação, estabelecidas pelo Decreto n.º 51.241, de 03/11/2006 e pelas normas e procedimentos da CDHU. Consultar o serviço “Contrato de Gaveta; regularização”, no módulo Guia de Serviços ao Mutuário.
24. Participo de uma Associação e gostaria de saber se ela é cadastrada na CDHU.
A escolha de Entidades Organizadoras (Associações ou Cooperativas) para participação nos programas da CDHU se faz por meio de seleção pública, específica para o Programa e o número de unidades lançadas. Verifique neste site, na página "Programas Habitacionais/Parceria com Associações e Cooperativas", se a entidade da qual você participa foi selecionada nos procedimentos 001/08; 002/08 ou 003/09. Peça à entidade selecionada a ATA DE ASSEMBLÉIA na qual foram definidos os critérios de indicação dos associados para participar do programa com a CDHU.

 site:   http://www.habitacao.sp.gov.br/perguntas-frequentes/index.asp

Sintomas da DENGUE

Sintomas


Fique alerta aos sintomas da dengue:
  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor no corpo e nas juntas
  • Manchas vermelhas no corpo
Procure uma Unidade de Saúde. Você pode estar com dengue.
Se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta um ou mais dos sintomas abaixo:
  • Dores abdominais
  • Vômitos
  • Qualquer tipo de sangramento
Retorne imediatamente à Unidade de Saúde. Você pode estar evoluindo para forma grave da dengue.
Não perca tempo, a forma grave da dengue pode matar!
Tratamentos
Ao ser observado o primeiro sintoma da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo. Só depois de consultar um médico, alguns cuidados devem ser tomados, como:
  • Manter-se em repouso.
  • Beber muito líquido (inclusive soro caseiro).
  • E só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.
A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea.
Atenção
Em caso de suspeita de dengue, sempre procurar, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.







Avatar Dengue


http://www.combatadengue.com.br
site:

DIABETES TIPO 2



Diabetes Tipo 2
Sabe-se que o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.

Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões, suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência Insulínica".
O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina.

Principais Sintomas:

·         Infecções freqüentes;

·         Alteração visual (visão embaçada);

·         Dificuldade na cicatrização de feridas;

·         Formigamento nos pés;

·         Furunculose.
Amanha tem mais !!!








Creditos :http://www.diabetes.org.br/

Postagens populares