sexta-feira, 2 de março de 2012

Nova política de privacidade do Google começou a valer nesta quinta-feira

 
 
 
A (01/03), apesar de sofrer resistência de governos pelo mundo. Agora, todos os usuários de serviços do Google devem estar cientes de que dados usados no Gmail, por exemplo, serão coletados e compartilhados com outras plataformas, como o YouTube.
O Google modificou mais de 60 políticas de privacidade de seus serviços para apenas uma, que é a mesma para todos. Serviços como Gmail, Google+, o buscador do Google, YouTube, Blogger, Reader, Maps, entre outros, podem compartilhar informações dos usuários entre si, segundo a nova política.
A mudança não foi bem recebida pelo mundo. Órgãos reguladores da França duvidam da legalidade da ação e lançaram uma investigação na Europa para verificar se ela está de acordo com a legislação europeia, de acordo com a BBC.
A Comissão Nacional de Informação e Liberdade (CNIL) francesa pediu ao Google para não colocar em prática a nova política. "A CNIL e autoridades da União Europeia estão preocupadas com a combinação de dados pessoais nos serviços", escreveu o órgão regulador, que enviará questões relacionadas à mudança para o Google durante o mês.
Nos Estados Unidos, a mudança também não foi bem recebida. O Congresso norte-americano chamou representantes do Google para explicarem a nova política. A preocupação dos congressistas é que não há para os usuários a opção de não compartilhar os dados entre os serviços (o opt-out).
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) também pediu explicações ao Google no Brasil. Em fevereiro, ele exigiu que representantes da empresa falassem à Câmara dos Deputados sobre as alterações na política de privacidade. Em seu site oficial, o deputado afirmou na quarta-feira (29/02) que se reunirá com o Google Brasil na semana que vem.
A nova política do Google cruza informações de todos os serviços e não permite que usuários desliguem essa função. As opções são aceitar ou deixar de usar os produtos da empresa. Porém, é possível ao menos minimizar os dados que serão compartilhados entre as plataformas apagando o seu histórico do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares