terça-feira, 27 de março de 2012

Tubarão Litoral Sul - Sera frutos do berçario encontrado em Itanhaem

Sera frutos do
berçário de tubarões encontrado em Itanhaém de 2004
Pescadores da Prainha - Itanhaém/SP 03/2012

Praia Grande - 03/2012
ITANHAEM
O pesquisador Otto Fazzano Gadig, docente do curso de Ciências Biológicas do Campus do Litoral Paulista da Universidade Estadual Paulista (Unesp), acaba de descobrir o primeiro berçário de tubarões no Brasil.


A notícia foi divulgada na  segunda-feira (28/7/2004) pelo site Estadão. Segundo a informação, o berçário fica situado em frente ao município de Itanhaém, litoral de São Paulo.

É o primeiro local identificado no País, e servirá para estudar ataques de tubarões como os de Pernambuco.

Cerca de 16 mil tubarões e raias de 29 espécies foram identificados e analisados. Trata-se de uma área privilegiada, rica em alimentos e protegida de predadores, fundamental para a preservação da espécie, destaca Gadig.

Ao identificar e estudar onde os tubarões se reproduzem, o pesquisador espera entender melhor a aproximação destes animais na costa.

Com uma bagagem de pesquisas sobre ataques de tubarões feitas desde 1987, Gadig é freqüentemente chamado de qualquer lugar do mundo, como México, EUA ou China, para estudar e dar consultoria sobre as espécies envolvidas.

Ele possui um dos maiores arquivos particulares de fotografias de vítimas e faz parte do grupo de consultores do Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões, sediado na Universidade da Flórida (EUA).

O docente aponta, por exemplo, que a onda de ataques de tubarão nas praias em Recife pode estar ligada, entre outros fatores, à destruição de um de seus berçários costeiros, quando da construção do Porto de Suape, localizado ao sul da capital pernambucana.

Como parte da área foi dinamitada, foram eliminadas bocas de rios e mangues que alimentavam os estuários na costa pernambucana. ?Isto fez com que a espécies potencialmente perigosas, como o cabeça- chata, fossem procriar próximo a região metropolitana, explica.

Fonte: Estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares