terça-feira, 22 de junho de 2010

MORADIAS - ITANHAEM

Famílias que vivem na Serra do Mar recebem 64 imóveis da CDHU em Itanhaém. Moradores dos bairros-cota serão transferidos para o Conjunto Habitacional Guapiranga IV; primeiras famílias se mudaram hoje 22/06.
O secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, juntamente com o Prefeito João Carlos Forssell, entregaram nesta terça-feira, 22 de junho, 64 apartamentos em Itanhaém para famílias que vivem nos bairros-cota, em Cubatão. "Este será um conjunto exemplar, além da qualidade dos imóveis, a administração do condomínio será feita por profissionais contratados por meio de licitação", disse o secretário. Durante três anos, os novos moradores receberão treinamento de gestão condominial para só então assumir a o condomínio.
As famílias vão morar em apartamentos com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda, distribuídos em 57,25m² de área construída. O condomínio possui quadra poliesportiva, playground, salão de festas, churrasqueira, guarita e estacionamento. "Esta é a realização e a mudança de vida a cada uma das famílias. As pessoas precisam ter uma moradia digna e o Governo do Estado, por meio do Programa Serra do Mar, está proporcionando isso", disse o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell. O conjunto foi adquirido do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica Federal. O investimento da CDHU foi de R$ 2,9 milhões.
As primeiras seis famílias se mudaram hoje para a nova residência. Após as transferências, as moradias antes ocupadas foram demolidas imediatamente. "Lá na Serra não era um lugar digno. Semana passada deu um vendaval e quase derrubou tudo. Aqui em Itanhaém é melhor e meus filhos vão poder estudar mais perto de casa", disse Rosilene Domingos de Lima, que vai morar no Conjunto Guapiranga IV com o marido e dois filhos
Outro beneficiado, Luiz Jacinto Sobrinho, diz que escapou por pouco de um deslizamento de terra perto de onde morava, na Serra. "Eu tinha muito medo de morar lá. Tinha um barranco bem acima da minha casa já vi o morro descendo várias vezes. Aqui em Itanhaém tem estrutura e é pertinho da praia. Nem trouxe muita coisa, pois quero comprar móveis novos", disse.
A mudança dos moradores para o conjunto habitacional representa um salto na qualidade de vida. Além de deixarem áreas suscetíveis a deslizamentos, as pessoas passarão a morar em um bairro com total infraestrutura urbana.
O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar prevê a remoção de mais de cinco mil famílias e a urbanização de áreas desmembradas do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares