sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Iniciativa boa que muitos não conhece....

O Banco de Alimentos de Itanhaém irá comemorar dia 6 de novembro três anos de funcionamento no Município e tem como objetivo minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania. Atualmente, são atendidas 48 entidades em situação de regularidade junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).




Inaugurado em 2007, o Banco de Alimentos conta com a ajuda de cinco empresas parceiras arrecadando alimentos que não foram vendidos por algum motivo, mas que ainda estão bons para o consumo e teriam o lixo como destino. Estes alimentos são repassados a entidades, contribuindo permanentemente com a refeição de milhares de pessoas de baixa renda.



Estas entidades são abastecidas com produtos hortifruti por meio do trabalho de reaproveitamento e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).



TRABALHO – Para que os mantimentos cheguem às entidades, os responsáveis pelo Banco de Alimentos visitam as empresas cadastradas como supermercados, feiras, sacolões, padarias, entre outros, para saber se há produtos que não estão mais à venda, mas que ainda podem ser consumidos pela população. Por mês, são adquiridas aproximadamente 34 toneladas de alimentos, com a ajuda do PAA.



Após esta etapa, o reaproveitamento, recondicionamento e reembalagem são realizados sob as normas de segurança alimentar, supervisionados por profissionais de nutrição. Depois destas fases, os produtos são entregues com segurança nas entidades cadastradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares