segunda-feira, 4 de abril de 2011

Conjuntivite




Coceira, irritação e sensação de desconforto nos olhos são alguns dos sintomas da conjuntivite, doença que atinge a população com mais freqüência quando o verão se aproxima. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), o importante, se aparecerem sintomas, é buscar imediatamente a ajuda de um médico para tratar o problema e tomar alguns cuidados para evitar a infecção de outras pessoas.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Essa inflamação pode ter diversas origens, como a infecção por microorganismos como vírus, fungos e bactérias, alergias, traumas e irritações provocadas pela poluição ou por produtos como o cloro das piscinas. Quando provocada por microorganismos, a doença é transmitida de uma pessoa para outra.

Dependendo do agente causador, a conjuntivite apresenta sintomas específicos e pode durar de uma a duas semanas. Em geral, os pacientes sofrem com a sensação de ter areia no olho, o que provoca enorme desconforto. Normalmente, se o agente causador é uma bactéria, a inflamação ataca simultaneamente os dois olhos. Quando a origem da conjuntivite está num vírus, a doença geralmente atinge um olho, para depois passar para o outro. No caso da conjuntivite viral, eventualmente os sintomas lembram os de uma gripe e o paciente pode se sentir indisposto , aponta Luiz Carlos Portes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de Bonsucesso, no Rio de Janeiro.

Em alguns casos, se a pessoa apresentar baixa resistência imunológica, há chances de a conjuntivite deixar seqüelas. São infiltrações nas córneas, capazes de prejudicar a visão. As seqüelas levam alguns meses para desaparecer. Essas complicações raramente acontecem e atingem uma pequena parte dos pacientes , assegura Luiz Carlos Portes.

Quem apresentar os sintomas da conjuntivite pode procurar o atendimento nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). É importante se submeter a um profissional de saúde para que ele identifique a causa da inflamação e indique o tratamento adequado. Geralmente, os médicos recomendam compressas frias com água boricada ou soro fisiológico nos olhos, eventualmente associados a antibióticos e antiinflamatórios tópicos (em forma de colírio). Também se indica o uso de óculos escuros, para proteger os olhos, já que nesse período eles estão sensíveis à exposição de luz , aconselha o vice-presidente da SOB.

Luiz Carlos Portes alerta para alguns cuidados que podem evitar que a conjuntivite se espalhe. A doença não é transmitida pelo ar e sim pelo contato com as pessoas infectadas ou por objetos contaminados. Lavar as mãos com freqüência e evitar colocá-las nos olhos contribui para prevenir a infecção. Outra medida eficaz é separar objetos de uso pessoal do paciente com conjuntivite, como toalhas de banho e de rosto, sabonetes, produtos de maquiagem, lápis e canetas. Os médicos e demais profissionais de saúde que mantêm contato direto com os pacientes com a doença também precisam de atenção redobrada, lavando as mãos e desinfetando os equipamentos após o atendimento ou consulta , alerta Luiz Carlos Portes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares