sábado, 30 de abril de 2011

Sexualidade Feminina


Problemas de falta de conhecimento, de compreensão, de dialogo alem dos aspectos culturais, inter e intra pessoais são formas de permitir o desencontro sexual. Acaba por acarretar o que se domina disfunção sexual, ou seja, as dificuldades oriundas ou do homem e/ ou da mulher em obter um pleno desempenho sexual.

O comportamento do individuo frente aos estímulos de cunho sexual pode ser de repressão ou liberação. Didaticamente pode ser dividida em 3 etapas: desejo, excitação e orgasmo. O homem apresenta uma quarta etapa, denominada período refratário que corresponde ao tempo necessário para a recomposição e a prontidão corporal.
Apartir deste evento histórico, as mulheres passaram a ocupar gradativamente os postos de trabalho mantidos por homens naquele momento “estraçalhados” psicológica e/ou fisicamente pelas lutas.

As mulheres também ganharam um aliado importantíssimo na década de sessenta, a pílula anticoncepcional a partir da qual poderiam controlar a natalidade.
Todos os fatos relacionados permitiram uma liberdade sexual maior e conseqüentemente doenças advindas dessa pratica corporal e sexual.

O homem apresenta o olhar e a mulher o escutar, como os principais estímulos sexuais que são transmitidos ao sistema nervoso e este vai bloquear ou permitir a completude. Uma verdadeira rede de comunicação se estabelece integrando o sistema nervoso e o endócrino liberando ou inibindo respectivamente, neurotransmissores e hormônios.

Quando os parceiros não conseguem um bom desempenho sexual, não e prazeroso, ocorrem os transtornos.

Pode-se classificar esses problemas como:

  • disfunção do desejo
  • disfunção da excitação
  • disfunção do orgasmo
  • disfunção algica – dor e dificuldade de completar o ato sexual. Na mulher vaginismo.

A discussão mais abrangente da Sexualidade iniciou-se principalmente desde a Segunda Guerra Mundial.


A sexualidade feminina até então era um assunto para homens e estes sempre estavam no controle da sua manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares