quinta-feira, 31 de março de 2011

HEPATITE C

ITANHAEM,



Essa hepatite é causada pelo vírus C (VHC), já tendo sido chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão:


. Transfusão de sangue;

. Compartilhamento de seringas contaminadas ou outros objetos que furam ou cortam, como alicates, giletes e instrumentos cirúrgicos, de tatuagens e de acupuntura;

. Da mãe infectada para o filho durante a gravidez;

. Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (forma mais rara de infecção).



O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite C aguda é muito raro. Entretanto, os que mais aparecem são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por se tratar de uma doença silenciosa, é importante consultar-se com um médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam todas as formas de hepatite. O diagnóstico precoce dos tipos B, C e D pode evitar doenças mais graves como cirrose ou câncer de fígado.



Quando a reação inflamatória persiste sem melhora por mais de seis meses, comum em 80% dos casos, os profissionais de saúde consideram que a infecção evoluiu para a forma crônica. Quando necessário, o tratamento é complexo e dependerá da realização de exames específicos, como biópsia hepática e exames de biologia molecular. As chances de cura variam de 50 a 80% dos casos.



Previna-se

Evitar a doença é muito fácil. Basta não compartilhar seringa, agulha e objetos cortantes com outras pessoas e usar camisinha em todas as relações sexuais. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. Caso você não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (0800 61 1997).



Além disso, toda mulher grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar as hepatites, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, bem como a não amamentação quando há fissuras no seio da mãe que permitam a passagem de sangue.



quarta-feira, 30 de março de 2011

Praça da Biblia vira Praça da agua em Itanhaem...






Moradores do conjunto Habitacional Verdes Mares 3 ficam Ilhados !!!!

Itanhaem.

Com a chuva que caiu essa manha por volta das, 08:00hrs Itanhaem ficou alagada de novo...



Essa foto foi tirada 3 horas depois da chuva 13:45



Trecho da av: Mamedio


Moradores do conjunto Habitacional Verdes Mares 3 (CDHU), ficaram Ilhados em seu condominio, nimguem entrava e nem saia...

HEPATITE B

ITANHAEM,


Causada pelo vírus B (HBV), a hepatite do tipo B é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga. Como o VHB está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. Sua transmissão ocorre:




•por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada,

•de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação,

•ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings,

•por transfusão de sangue contaminado.

A maioria dos casos de hepatite B não apresenta sintomas. Mas, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção. A hepatite B pode se desenvolver de duas formas, aguda e crônica. A aguda é quando a infecção tem curta duração. Os profissionais de saúde consideram a forma crônica quando a doença dura mais de seis meses. O risco de a doença tornar-se crônica depende da idade na qual ocorre a infecção. As crianças são as mais afetadas. Naquelas com menos de um ano, esse risco chega a 90%; entre 1 e 5 anos, varia entre 20% e 50%. Em adultos, o índice cai para 5% a 10%.



O diagnóstico da hepatite B é feito por meio de exame de sangue específico. Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado. Além dos medicamentos (quando necessários), indica-se corte no consumo de bebidas alcoólicas pelo período mínimo de seis meses, e remédios para aliviar sintomas como vômito e febre.



Previna-se

Evitar a doença é muito fácil. Basta tomar as três doses da vacina, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos uso de drogas, confecção de tatuagem, e colocação de piercings. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (0800 61 1997).



Além disso, a toda mulher grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar a hepatites, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e a não amamentação.



Vacina

Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B em qualquer posto de saúde. Mas, é necessário:



•ter até 24 anos - essa faixa será ampliada para até 29 anos em 2012;

•pertencer ao grupo de maior vulnarebilidade - gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST (veja lista completa).

A imunização é realizada em três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.



terça-feira, 29 de março de 2011

HEPATITE A

ITANHAEM, 


A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção.


O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue, no qual se procura por anticorpos anti-HAV. Após a confirmação, o profissional de saúde indicará o tratamento mais adequado, de acordo com a saúde do paciente. A doença é totalmente curável quando o portador segue corretamente todas as recomendações médicas. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno. Causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante em menos de 1% dos casos.

Previna-se

A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico. Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza uma vacina específica contra o vírus causador da hepatite A. Mas esta vacina só é recomendada em situações especiais, como em pessoas com outras doenças crônicas no fígado ou que fizeram transplante de medula óssea, por exemplo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

NOVA CAMISA !!!!

HEPATITE VIRAIS

Itanhaem, 


Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D. Existe, ainda, o vírus E, mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.



domingo, 27 de março de 2011

DST - Linfogranuloma venéreo

Itanhaem,

É uma infecção crônica causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge os genitais e os gânglios da virilha.


Formas de contágio

A transmissão do linfogranuloma venéreo ocorre pelo sexo desprotegido com uma pessoa infectada. Por isso, é preciso usar camisinha sempre e cuidar da higiene íntima após a relação sexual.

Sinais e sintomas

Os primeiros sintomas aparecem de 7 a 30 dias após a exposição à bactéria. Primeiro, surge uma ferida ou caroço muito pequeno na pele dos locais que estiveram em contato com essa bactéria (pênis, vagina, boca, colo do útero e ânus) que dura, em média, de três a cinco dias. É preciso estar atento às mudanças do corpo, pois essa lesão, além de passageira, não é facilmente identificada. Entre duas a seis semanas após a ferida, surge um inchaço doloroso dos gânglios da virilha. Se esse inchaço não for tratado rápido, pode piorar e formar feridas com saída de secreção purulenta, além de deformidade local. Podem haver, também, sintomas gerais como dor nas articulações, febre e mal estar.


Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado, que consiste em uso de antibióticos por tempo determinado.



sábado, 26 de março de 2011

DST - Condiloma acuminado (HPV)

O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma DST causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feita de rotina por todas as mulheres.


Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.

Sinais e Sintomas

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

Formas de contágio

A principal forma de transmissão desse vírus é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do vírus, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.


Vacina

Foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos de HPV mais presentes no câncer de colo do útero. Essa vacina, na verdade, previne contra a infecção por HPV. Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas. Uma delas é dessas vacinas é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV: o 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero, e o 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos de HPV 16 e 18.

É fundamental deixar claro que a adoção da vacina não substituirá a realização regular do exame de citologia, Papanicolaou (preventivo). Trata-se de mais uma estratégia possível para o enfrentamento do problema e um momento importante para avaliar se há existência de DST. Ainda há muitas perguntas sem respostas relativas à vacina:

- Ela só previne contra as lesões pré-cancerosas ou também contra o desenvolvimento do câncer de colo de útero?

- Qual o tempo de proteção conferido pela vacina?

- Levando-se em conta que a maioria das infecções por HPV é facilmente debelada pelo sistema imunológico, como a vacinação afeta a imunidade natural contra o HPV?

- Como a vacina afeta outros tipos de HPV associados ao câncer de colo de útero e condilomas (verrugas)?

A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.

A duração da imunidade conferida pela vacina ainda não foi determinada, principalmente pelo pouco tempo em que é comercializada no mundo, desde 2007. Até o momento, só se tem convicção de cinco anos de proteção. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida na prevenção à infecção pelo HPV, ainda é preciso delimitar qual é o seu alcance sobre a incidência e a mortalidade do câncer de colo do útero.

A forma como as informações sobre o uso e a eficácia da vacina têm chegado à população brasileira é adequada?

Não. É preciso que fabricantes, imprensa, profissionais e autoridades de saúde estejam conscientes de sua responsabilidade. É imprescindível esclarecer sob quais condições a vacina pode se tornar um mecanismo eficaz de prevenção para não gerar uma expectativa irreal de solução do problema e desmobilizar a sociedade e seus agentes com relação às políticas de promoção e prevenção realizadas. Deve-se informar que, segundo as pesquisas, as principais beneficiadas são as meninas que ainda não fizeram sexo, que as mulheres deverão manter a rotina de realização do exame Papanicolaou e as DST que, mesmo comprovada a eficácia da vacina e sua aplicação ocorra em larga escala, uma redução significativa dos indicadores da doença pode demorar algumas décadas.

sexta-feira, 25 de março de 2011

DST - Tricomoníase

Itanhaem,

É uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra, e nos homens, o pênis.


Sinais e Sintomas

Os sintomas mais comuns são dor durante a relação sexual, ardência e dificuldade para urinar, coceira nos órgãos sexuais, porém a maioria das pessoas infectadas não sente alterações no organismo.

Formas de contágio

A doença pode ser transmitida pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada. Para evitá-la, é necessário usar camisinha em todas as relações sexuais (vaginais, orais ou anais). É a forma mais simples e eficaz de evitar uma doença sexualmente transmissível.


Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Os parceiros também precisam de tratamento, para que não haja nova contaminação da doença.



quinta-feira, 24 de março de 2011

BLOG DO FÁBIO PRADO: A forma mais eficiente de prevenção a aids e outra...

BLOG DO FÁBIO PRADO: A forma mais eficiente de prevenção a aids e outra...: "Itanhaem,, A forma mais eficiente de prevenção a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis é o uso da camisinha em todas as relaçõe..."

DST - Infecção pelo Vírus T-linfotrópico humano (HTLV)

Itanhaem,

A doença é causada por um vírus e possui duas formas: o tipo 1, relacionado a doença neurológica e leucemia, e o tipo 2, mais raro. O vírus T-linfotrópico humano (HTLV) infecta as células de defesa do organismo, os linfócitos T, e surgiu em 1980, a partir de um paciente com um tipo raro de leucemia de células T, tipo de câncer que ataca a medula óssea.


Formas de contágio

A transmissão desse vírus se dá pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada, uso em comum de seringas e agulhas durante o uso de drogas e da mãe infectada para o recém-nascido (principalmente pelo aleitamento materno). Por isso, é indicado usar camisinha sempre. Mulheres grávidas também precisam fazer acompanhamento médico.

Sinais e sintomas

Os sintomas mais comuns são dor nas pernas e na região lombar (parte inferior da coluna lombar) e dificuldade para defecar ou urinar. Porém, 99% dos portadores do HTLV-I nunca desenvolverão qualquer problema de saúde relacionado a esse vírus.

Tratamento

Como o risco do desenvolvimento da doença associado ao HTLV-I é muito baixo, não existe indicação de tratamento nos casos assintomáticos. Na presença de qualquer sinal ou sintoma de possível DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.






quarta-feira, 23 de março de 2011

128 famílias receberão as chaves das casas do Programa Minha Casa, Minha Vida




No próximo dia 2 de abril, 128 famílias receberão as chaves das casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizadas no Conjunto Residencial das Árvores, Condomínio Jatobá e Sibipirunas, no bairro Guapurá. No dia anterior (01), os contemplados assinarão o contrato com a Caixa Econômica Federal, no Paço Municipal. Até o mês de maio deste ano, o Governo Municipal entregará, no mesmo local, mais 416 unidades habitacionais.


A Prefeitura está investindo cada vez mais neste bairro. A população receberá em breve, uma nova escola de educação infantil, beneficiando mais de 300 crianças. O empreendimento terá nove salas que abrigarão berçário, maternal I e II, pré I e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. O local terá ainda biblioteca, sala de informática, área para playground, além de uma quadra poliesportiva e vestiários

DST - Donovanose

É uma infecção causada pela bactéria Klebsiella granulomatis, que afeta a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Causa úlceras e destrói a pele infectada. É mais frequente no Norte do Brasil e em pessoas com baixo nível socioeconômico e higiênico.


Sinais e sintomas

Os sintomas incluem caroços e feridas vermelhas e sangramento fácil. Após a infecção, surge uma lesão nos órgãos genitais que lentamente se transforma em úlcera ou caroço vermelho. Essa ferida pode atingir grandes áreas, danificar a pele em volta e facilitar a infecção por outras bactérias. Como as feridas não causam dor, a procura pelo tratamento pode ocorrer tardiamente, aumentando o risco de complicações.

Tratamento

O tratamento, com uso de antibióticos, deve ser prescrito pelo profissional de saúde após avaliação cuidadosa. Deve haver retorno após término do tratamento para avaliação de cura da infecção. É necessário evitar contato sexual até que os sintomas tenham desaparecidos e o tratamento finalizado.



terça-feira, 22 de março de 2011

DST - Clamídia e Gonorreia

Itanhaem,

Clamídia e gonorreia são infecções causadas por bactérias que podem atingir os órgãos genitais masculinos e femininos. A clamídia é muito comum entre os adolescentes e adultos jovens, podendo causar graves problemas à saúde. A gonorreia pode infectar o pênis, o colo do útero, o reto (canal anal), a garganta e os olhos. Quando não tratadas, essas doenças podem causar infertilidade (dificuldade para ter filhos), dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde.



Sinais e sintomas

Nas mulheres, pode haver dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga), aumento de corrimento, sangramento fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual. Entretanto, é muito comum estar doente e não ter sintoma algum. Por isso, é recomendável procurar um serviço de saúde periodicamente, em especial se houve sexo sem camisinha.

Nos homens, normalmente há uma sensação de ardor e esquentamento ao urinar, podendo causar corrimento ou pus, além de dor nos testículos. É possível que não haja sintomas e o homem transmita a doença sem saber. Para evitar, é necessário o uso da camisinha em todas as relações sexuais.

Diagnóstico

Por meio da consulta com um profissional de saúde, exame clínico específico e coleta de secreções genitais.

Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessas DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado, com o uso de antibióticos específicos.

Oftalmia Neonatal

É uma conjuntivite do recém-nascido após contaminação durante o nascimento, com secreções genitais da mãe infectada por clamídia e gonorreia, que não foram tratadas. Surge no primeiro mês de vida e pode levar à cegueira, se não prevenida ou tratada adequadamente.


•Sinais e sintomas - Vermelhidão e inchaço das pálpebras e/ou presença de secreção (pus) nos olhos.

•Prevenção - Deve ser feita a prevenção em todos os recém-nascidos com um colírio, aplicado na primeira hora após o nascimento ainda na maternidade.

•Tratamento - Toda oftalmia neonatal deve receber tratamento imediato para as principais bactérias causadoras (gonococo, causador da gonorreia e clamídia), a fim de prevenir consequências graves, como a cegueira. A mãe e seu(s) parceiro(s) sexuais devem sempre ser avaliados e tratados.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Novo TWITTER Me Sigam

@fabiopradopr

DST - Sífilis

Itanhaem,

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.


Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes no 1º trimestre da gestação, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.

Formas de contágio

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.

Sinais e sintomas

Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.

Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.

Tratamento

Recomenda-se procurar um profissional de saúde, pois só ele pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, dependendo de cada estágio. É importante seguir as orientações médicas para curar a doença.

Sífilis congênita

É a transmissão da doença de mãe para filho. A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar corretamente a mulher e seu parceiro. Só assim se consegue evitar a transmissão da doença.

Sinais e sintomas

A sífilis congênita pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida da criança. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas estão presentes já nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. Em alguns casos, a sífilis pode ser fatal.

O diagnóstico se dá por meio do exame de sangue e deve ser pedido no primeiro trimestre da gravidez. O recomendado é fazer o teste duas vezes durante a gravidez e repeti-lo logo antes do parto, já na maternidade. Quem não fez pré-natal, deve realizar o teste antes do parto. O maior problema da sífilis é que, na maioria das vezes, as mulheres não sentem nada e só vão descobrir a doença após o exame.

Tratamento

Quando a sífilis é detectada, o tratamento deve ser indicado por um profissional da saúde e iniciado o mais rápido possível. Os parceiros também precisam fazer o teste e ser tratados, para evitar uma nova infecção da mulher. No caso das gestantes, é muito importante que o tratamento seja feito com a penicilina, pois é o único medicamento capaz de tratar a mãe e o bebê. Com qualquer outro remédio, o bebê não estará sendo tratado. Se ele tiver sífilis congênita, necessita ficar internado para tratamento por 10 dias. O parceiro também deverá receber tratamento para evitar a reinfecção da gestante e a internação do bebê.

Cuidados com o recém-nascido

Todos os bebês devem realizar exame para sífilis independentemente dos exames da mãe. Os bebês que tiverem suspeita de sífilis congênita precisam fazer uma série de exames antes de receber alta.





domingo, 20 de março de 2011

DST - Herpes

Itanhaem,

É uma doença causada por um vírus que, apesar de não ter cura, tem tratamento. Seus sintomas são geralmente pequenas bolhas agrupadas que se rompem e se transformam em feridas. Depois que a pessoa teve contato com o vírus, os sintomas podem reaparecer dependendo de fatores como estresse, cansaço, esforço exagerado, febre, exposição ao sol, traumatismo, uso prolongado de antibióticos e menstruação. Em homens e mulheres, os sintomas geralmente aparecem na região genital (pênis, ânus, vagina, colo do útero).



Formas de contágio

O herpes genital é transmitido por meio de relação sexual (oral, anal ou vaginal) sem camisinha com uma pessoa infectada. Em mulheres, durante o parto, o vírus pode ser transmitido para o bebê se a gestante apresentar lesões por herpes. Por ser muito contagiosa, a primeira orientação dada a quem tem herpes é uma maior atenção aos cuidados de higiene: lavar bem as mãos, evitar contato direto das bolhas e feridas com outras pessoas e não furar as bolhas.


Sinais e sintomas

Essa doença é caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas na região genital, que se rompem formando feridas e desaparecem espontaneamente. Antes do surgimento das bolhas, pode haver sintomas como formigamento, ardor e coceira no local, além de febre e mal-estar. As bolhas se localizam principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Após algum tempo, porém, o herpes pode reaparecer no mesmo local, com os mesmos sintomas.


Tratamento


Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Não furar as bolhas e não aplicar pomadas no local sem recomendação profissional.



sábado, 19 de março de 2011

DST - Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

Itanhaem,


A doença inflamatória pélvica (DIP) pode ser causada por várias bactérias que atingem os órgãos sexuais internos da mulher, como útero, trompas e ovários, causando inflamações.

Formas de contágio

Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida. A maioria dos casos ocorre em mulheres que tem outra DST, principalmente gonorreia e clamídia não tratadas. Entretanto também pode ocorrer após algum procedimento médico local (inserção de DIU - Dispositivo Intra-Uterino, biópsia na parte interna do útero, curetagem).

Sinais e sintomas

A DIP manifesta-se por dor na parte baixa do abdômen (no “pé da barriga” ou baixo ventre). Também pode haver secreção vaginal (do colo do útero), dor durante a relação sexual, febre, desconforto abdominal, fadiga, dor nas costas e vômitos. Pode haver evolução para forma grave, com necessidade de internação hospitalar tratamento com antibióticos por via venosa.

Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar imediatamente um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.



sexta-feira, 18 de março de 2011

Usuários do BlackBerry !!! Falha na segurança

A RIM anunciou nesta quarta-feira (16/3) uma falha de segurança no seu sistema operacional BlackBerry que pode permitir que hackers acessem informações e dados dos usuários do smartphone. Segundo a empresa, as pessoas devem desativar o uso da plataforma JavaScript no aparelho.


A vulnerabilidade afeta a versão BlackBerry OS 6 e pode ser acessada por hackers quando os usuários visitarem websites com conteúdo malicioso. A empresa afirma que os cibercriminosos podem coletar dados armazenados no cartão de mídia do aparelho e na memória interna, mas não informações como contatos, e-mail, calendário ou aplicativos. Até agora, a RIM afirma que não recebeu notificação de nenhum ataque.

Para aqueles que não conseguirem desativar o JavaScript, a empresa recomenda desabilitar o navegador do aparelho até a falha receber um patch de correção.

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/falha_de_seguranca_pode_comprometer_dados_de_usuarios_do_blackberry

DST - CRANCO MOLE

Itanhaem,

O cancro mole pode ser chamado de cancro venéreo, mas seu nome mais popular é “cavalo”. Provocado pela bactéria Haemophilus ducreyi, é mais frequente nas regiões tropicais, como o Brasil.

Formas de contágio

A transmissão ocorre pela relação sexual com uma pessoa infectada, sendo o uso da camisinha a melhor forma de prevenção.

Sinais e sintomas

Os primeiros sintomas - dor de cabeça, febre e fraqueza - aparecem de dois a 15 dias após o contágio. Depois, surgem pequenas e dolorosas feridas com pus nos órgãos genitais, que aumentam progressivamente de tamanho e profundidade. A seguir, aparecem outras lesões em volta das primeiras.

Após duas semanas do início da doença, pode aparecer um caroço doloroso e avermelhado na virilha (íngua), que pode dificultar os movimentos da perna de andar. Esse caroço pode drenar uma secreção purulenta esverdeada ou misturada com sangue.

Nos homens, as feridas aparecem na cabeça do pênis (glande). Na mulher, ficam na vagina e/ou no ânus. Nem sempre, a ferida é visível, mas provoca dor na relação sexual e ao evacuar.

Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado.


quinta-feira, 17 de março de 2011

Voce sabe o que é DST !!!!

Itanhaem,
Pra voce que pulou o carnaval e não usou camisinha!!! estarei postando materia sobre DST até o dia 27/03
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.
O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.



quarta-feira, 16 de março de 2011

Wi-Fi como proteger sua rede...


Itanhaem


Na hora de instalar o seu roteador, você vai se deparar com alguma opções de segurança. São três padrões mais comuns: WEP, WPA e WPA 2. As siglas se referem a padrões de criptografia, que é nada mais do que uma escrita escondida. Ou seja, são maneiras diferentes de "esconder" a sua senha, para que outros não tenham acesso à sua rede sem fios.


"As senhas criptografadas buscam disfarçar a informação original, passar uma informação compreensível para algo incompreensível. Elas trazem uma segurança maior para a rede wireless", .

O WPA2 é o método mais avançado e seguro de criptografia. Diferente do WEP, que é o mais antigo, ele cria um valor dinâmico correspondente à sua senha. Ou seja, a chave de comunicação entre qualquer dispositivo e o seu roteador muda o tempo todo, sem que você precise fazer absolutamente nada. Isso dificulta muito caso alguém tente quebrar sua senha e invadir seu Wi-Fi. O WEP só existe para funcionar com aparelhos mais antigos.

Em aparelhos mais modernos, um botão faz todo o trabalho: com apenas um clique, ele define sozinho o melhor padrão de segurança para a sua rede. "O roteador busca a configuração junto ao dispositivo, qual é a criptografia mais adequada que seu produto suporta. Então se ele suporta o WPA 2, ele usará o WPA 2",

Mas apesar de tamanha facilidade, muita gente e até empresas insistem em deixar seus roteadores desprotegidos. E deixar a rede Wi-Fi sem segurança é praticamente como deixar a porta da sua casa aberta. Toda vez que você deixar uma rede Wi-Fi aberta, outras pessoas podem se conectar e praticar atos ilícitos em seu nome. "Numa perícia, vão identificar sua internet como titular, ou seja, você será responsabilizado em face da lei", afirma.


terça-feira, 15 de março de 2011

Governo do Estado anuncia duplicação do número de leitos do Hospital Regional




Em reunião com representantes das prefeituras da Baixada Santista, o governador Geraldo Alckmin anunciou investimento de R$ 90 milhões em melhorias na saúde da região. Itanhaém será beneficiada com a ampliação do Hospital Regional e duplicação do número de leitos.


O Hospital Regional, que atualmente dispõe de 70 leitos, passará a ter 140. Uma área ao lado do Hospital será desapropriada para a construção do novo edifício. Segundo o Governo do Estado, a medida faz parte da ‘Agência de Saúde’ da Baixada, que visa debater ações entre o Governo e as prefeituras, visando à melhoria da saúde na região.

segunda-feira, 14 de março de 2011

A Prefeitura de Itanhaém




A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Serviços e Urbanização, começou a realizar um grande serviço de limpeza das vias públicas da Cidade. A ação vai combater mato e erva-daninha em todas as calçadas, ruas e avenidas com capina química, conhecida como “mata-mato”, um herbicida próprio para este serviço.


Segundo a Secretária de Serviços e Urbanização, os trabalhos foram iniciados no Guapiranga na quinta-feira (10), e agora vai passar pelos bairros do Ivoty, Guaraú e Centro para erradicar mato e erva-daninha das vias públicas. A intenção é que o produto seja aplicado em 180 mil m² de ruas por mês por onde o Mutirão dos Bairros passou.

O prefeito de Itanhaém João Carlos Forssell destaca o trabalho da Prefeitura na limpeza e conservação das ruas na Cidade. “Estamos dando atenção especial à limpeza de todas as vias públicas de Itanhaém, com ações como esta e também durante o nosso projeto Mutirão nos Bairros”.

Voce sabia? Redes Wi-Fi são, em média, 30% mais lentas do que conexão fixa

Um estudo publicado nesta quinta-feira (10/3) pela Epitiro aponta que as redes Wi-Fi são, em média, 30% mais lentas do que a conexão original, ou seja, o ponto fixo. A empresa conduziu a pesquisa no Reino Unido, Itália, Espanha e Estados Unidos, testando mais de 14 mil pontos Wi-Fi nestes paises.




Segundo a companhia, apesar da diferença de velocidade ser grande, muitos internautas não sentem diferença durante o uso do Wi-Fi. "A maioria de nós só envia e-mails e navega pela web, e para essas coisas não há muita diferença", afirmou Iain Wood, diretor de Marketing da Epitiro. Alguns usuários, inclusive, aceitam a redução de velocidade pela conveniência de ter uma conexão Wireless.


Apesar disso, as pessoas que costumam utilizar serviços de VoIP, como o programa de telefonia Skype, ou assistir a programas de TV online, podem sentir a diferença da velocidade.


Link: http://www.olhardigital.com.br/


domingo, 13 de março de 2011

Programa Minha Casa, Minha Vida


No próximo dia 19, 128 famílias receberão as chaves das casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizadas no Conjunto Residencial das Árvores, Condomínio Jatobá e Sibipirunas, no bairro Guapurá. No dia anterior (18), os contemplados assinarão o contrato com a Caixa Econômica Federal. Até o mês de maio deste ano, o Governo Municipal entregará, no mesmo local, mais 416 unidades habitacionais.
Segundo o prefeito de Itanhaém, serão construídas no Guapurá, na segunda fase da implantação do Programa do Governo Federal, mais 744 casas. “Sem dúvida um loteamento que vai realizar o sonho de centenas de famílias que vivem em situação de risco atualmente”, declara Forssell. Ao todo, 1228 casas beneficiarão a população itanhaense através do Minha Casa, Minha Vida.

sábado, 12 de março de 2011

Voce que mora proximo a Unidade de Saúde do Guapiranga




Itanhaem

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a reforma e ampliação de mais uma Unidade de Saúde da Cidade. A Unidade de Saúde da Família do Guapiranga, que fica localizada na rua Arnaldo Marques Carrera, 391, recebeu diversas melhorias e atenderá à população a partir da próxima segunda-feira (14).


A Unidade recebeu quatro novas salas, que serão destinadas a atendimento para curativos, psicólogo e reuniões para agentes comunitários. Além disso, há ainda a construção de dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais.

Memória flash pode subir !!! terremoto no Japão

A japonesa Toshiba teve de interromper a produção das memórias flash usadas em smartphones e tablets, por conta do terremoto ocorrido no Japão, nesta sexta-feira (11/3). E as expectativas do mercado são de que o preço desses itens tende a crescer, por conta de problemas de logística e de falta de suprimentos no mercado.


Segundo notícia divulgada pela Reuters, a fábrica da Toshiba em Yokkaichi – próxima à cidade de Tóquio e abaixo da área onde ocorreu o epicentro do terremoto – não foi seriamente afetada, mas a empresa, que produz os suprimentos em parceria com a SanDisk, ainda não fez um balanço oficial de possíveis perdas.

A grande apreensão dos investidores está relacionada ao fato de que a demanda da Apple e de outros fabricantes por memórias NAND flash, utilizadas em dispositivos móveis para armazenar conteúdos, deve ter um importante crescimento neste ano. Por outro lado, a Toshiba é um dos principais fornecedores desse tipo de suprimento, respondendo por mais de um terço de todos os itens utilizados globalmente em equipamentos, como o iPad.

“Se olharmos para a Toshiba-SanDisk, eles produzem cerca de 45% de todos os wafers para memória flash do mundo”, disse o analista da Stifel Nicolauss, Kevin Cassidy, destacando que esse fato aumenta as expectativas de que qualquer alteração na produção da companhia vá ter um impacto no mercado todo.

Além da Toshiba, por conta do terremoto no Japão, outros fabricantes de TI, como a Sony, divulgaram o fechamento de fábricas no país.

http://www.olhardigital.com.br/

sexta-feira, 11 de março de 2011

Mais uma batida !!!!!

Itanhaem 11-03
Hoje por volta das 16:30 minuto 2 carros colidiram, entre a avenida Rui Barbosa com a João Mariano no centro de itanhaem.
Não houve danos maiores entre os dois veiculos e nem feridos, mas eu acho que deve se fazer um novo planejamento nas vias de Itanhaem...

Saiba quais países estão em alerta de tsunami após terremoto no Japão

Saiba quais países estão em alerta de tsunami após terremoto no Japão

Costa do Japão foi atingida por forte terremoto nesta sexta-feira (11).

Alerta de onda gigante está em vigor para a costa do Oceano Pacífico.

 O terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão nesta sexta-feira (11) gerou um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.

O alerta de tsunami foi direcionado aos seguintes países: Rússia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, Fiji, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia, Peru e Estados Unidos (Havaí, Alasca e o estado da Califórnia).




Austrália e Nova Zelândia, que estavam na lista inicial, foram depois removidos

creditos: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/saiba-quais-paises-estao-em-de-alerta-de-tsunami-apos-terremoto-no-japao.html

domingo, 6 de março de 2011

Carnaval Itanhaem

Nem a chuava de ontem (05-03) atrapalhou os disfiles das escola de samba de Iatanhaem

Google tirou do ar 21 aplicativos



Itanahem,


O Google tirou do ar 21 aplicativos para Android que estava infectados com um tipo de código malicioso chamado de trojan (cavalo de troia) backdoor rootkit. Assim, os cerca de 50 mil usuários que fizeram o download dos programas infectados, terão os aplicativos automaticamente apagados do telefone.


Na prática, o desenvolvedor responsável pelo código malicioso copiava jogos famosos e injetava o trojan neles, republicando-os na página do Android Market com um nome parecido com a versão original. Com isso, sempre que um aplicativo infectado rodava no aparelho, os hackers podiam acessar diversos dados do usuário.

O problema foi descoberto depois de uma informação divulgada por um usuário do reedit.com e de uma investigação conduzida pelo blog Android Police. O ataque aproveita uma das fraquezas do Android Market: a ausência de moderação.

A falha do sistema utilizado para inserir o código malicioso não afeta os aparelhos com versões a partir do Android 2.2.2.



Veja a lista de aplicativos infectados:



•Advanced Currency Converter

•App Uninstaller

•Chess

•Dice Roller

•Falling Ball Dodge

•Falling Down

•Funny Paint

•Hilton Sex Sound

•Hot Sexy Videos

•Photo Editor

•Scientific Calculator

•Screaming Sexy Japanese Girls

•Spider Man

•Super Guitar Solo

•Super History Eraser

•Super Ringtone Maker

•Super Sex Positions

•ä¸‹å 滚球_Falldown

•å‡ 何战机_PewPew

•èœ˜è››ä¾

•èº²é¿å¼¹çƒ

Postagens populares