sexta-feira, 6 de agosto de 2010

BOLSA FAMILIA - ITANAHEM

Itanhaém conseguiu o 1º lugar no acompanhamento de Saúde do Bolsa Família dentre as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Segundo informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), das 3.952 famílias que deveriam cumprir a condicionalidade de saúde, 83,55% foram acompanhadas, ou seja, 3.302 famílias.


O acompanhamento de saúde do Bolsa Família é realizado semestralmente, e Itanhaém tem registrado o melhor desempenho desde dezembro de 2007. O monitoramento consiste em levantar dados antropométricos (peso e altura) e averiguação da carteirinha de vacinação. As famílias a serem acompanhadas são aquelas que têm crianças até 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos, em especial gestantes. Os dados permitem diagnosticar o estado nutricional das crianças e gestantes, podendo planejar intervenção quando necessário.



Para o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Di Giuseppe, este resultado deve-se a estratégia traçada com os profissionais da rede de atenção básica. “Atingimos essa meta graças ao empenho e ao excelente papel desenvolvido pelos Agentes Comunitários, em conjunto com as Equipes de Saúde da Família e a parceria realizada com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social”.

As 364 famílias que não cumpriram com as condições tiveram seus benéficos bloqueados. A coordenadora no Programa, Heidi Dominiscki Luz, explica sobre o motivo da medida. “Esta é uma maneira de priorizar os moradores do Município e mostrar que estamos conduzindo de forma correta o acompanhamento, pois aqueles que não residem mais na Cidade passarão a receber o Bolsa Família no município de sua residência. Por isso, é importante que todas as famílias tenham ciência de que para continuar recebendo o benefício é preciso preservar pela saúde e educação da criança e sempre atualizar o cadastro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares