segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Redes sociais tenha cuidado - Itanhaem

As redes sociais estão no nosso dia a dia e é difícil encontrar alguém que não esteja conectado a uma delas, como Orkut, Facebook ou Twitter. Mas e você? É do tipo que abre toda a sua vida na internet?
Mas você já parou para pensar em como a exposição exagerada das suas particularidades pode interferir na sua vida?
 Se você não conhece a pessoa que está se apresentando para você, não tem nenhuma referência, então coloque reservas na conversa. Não abra informações não públicas, não forneça seu endereço, seus hábitos, o que você faz ou gosta de fazer nas horas de lazer, aonde você vai, que carro você tem",
A ideia das redes sociais é, obviamente, proporcionar relacionamento com outras pessoas. Mas a ideia é que isso seja feito sempre privilegiando a segurança. No orkut, por exemplo, você tem filtros de privacidade que te permitem escolher o que exibir para amigos ou para o público geral. Para personalizar o seu perfil, basta ir em Configurações e depois em Privacidade. Aí você seleciona as opções de acordo com sua preferência e deixa sua conta exposta para todos ou só para quem você quiser.
"Todas as coisas que você não distribuiria em lugar nenhum no mundo físico, não faça no mundo virtual. As cautelas são as mesmas para o seu mundo conectado e para o seu mundo desconectado. Sempre pense o que você é, o que você fala e com quem você fala".

 Facebook começa a ser mais utilizado pelo público brasileiro, e recentemente a rede social mais famosa do mundo, com 500 milhões de usuários, enfrentou uma crise de segurança. Tanto é que a equipe do portal criou novas ferramentas com a intenção de diminuir a quebra de sigilo dos usuários que possuem perfis no site. Se você tem um perfil no Facebook e quer aprimorar sua privacidade, acesse a abinha Contas, no canto da tela, e clique em Configurações de Privacidade. Lá você poderá escolher se quer mostrar seu status somente para os amigos, amigos de amigos ou todos da rede social, por exemplo. As possibilidades são muitas, você consegue limitar o acesso de pessoas estranhas às suas informações de diversas maneiras.

O Twitter é a rede social que menos sofre com questões de privacidade, ao menos por enquanto. Nem todos os usuários sabem, mas existe a opção de você exibir suas mensagens apenas para pessoas autorizadas. Os outros usuários que ficaram de fora dessa lista seleta não terão acesso a nenhuma informação. Para fazer essa restrição, basta entrar nas configurações da sua conta, clicar em Proteger meus Tweets e pronto! Muito simples, não é?
Não custa nada seguir algumas dicas de segurança! É melhor perder um tempinho mexendo nas configurações do que ter algum problemão causado por um estranho que tenha acessado seu perfil. E mesmo protegendo as informações, é melhor tomar cuidado com o que você escreve... Existem os famosos amigos da onça que se encarregam de espalhar as mancadas publicadas nos perfis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares